Juiz de Fora – Valsa “Oh, Minas Gerais”


Imagem: UFJF

A Valsa “Oh, Minas Gerais”, escrita em 1942 por José Duduca De Moraes e Mariosinho Araújo, foi registrada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Valsa “Oh, Minas Gerais”
Localização: Juiz de Fora-MG

Descrição: […] patrimônio imaterial da cidade a valsa “Oh, Minas Gerais”, que foi escrita em 1942 por José Duduca De Moraes e Mariosinho Araújo.

O motivo para o registro é a ligação da cidade com José Duduca de Moraes, o De Moraes. Ele morou com a esposa Norberta Nobre de Moraes no Bairro Santo Antônio após deixar a vida artística. Ele morreu em Juiz de Fora em 25 de novembro de 2002, aos 90 anos.

Com unanimidade o pedido foi aprovado em março de 2018 no Comppac da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O texto ressalta a importância da proteção através do registro porque “a valsa é capaz de expressar a emoção cívica da comunidade mineira e é considerada, informalmente, o hino do estado”.

A valsa é considerada um hino popular dos mineiros, está presente na vida e história destes.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *