Laguna – Acervo Arquitetônico da Praça República Juliana


Imagem: Google Street View

O Acervo Arquitetônico da Praça República Juliana, em Laguna-SC foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Laguna-SC
Nome Atribuído: Acervo Arquitetônico da Praça República Juliana
Localização: Praça República Juliana – Laguna-SC
Decreto de Tombamento: Decreto Municipal n° 17/1978, de 04/10/1978

Descrição: Fugindo à característica urbana das vilas catarinenses, nas quais o poder civil dividia a mesma praça com o poder religioso, em Laguna, a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja se localizavam em pontos distintos. Foi a partir da ocupação destas duas praças (atualmente, Praça República Juliana e Praça Central, respectivamente) e da ligação entre elas que se deu a primitiva organização espacial da póvoa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

Entre os bens tombados, estão a antiga Casa de Câmara e Cadeia/Paço do Conselho (atual Museu Anita Garibaldi), a casa na qual está instalada a Biblioteca Municipal, bem como diversas casas residenciais.

O tombamento do acervo arquitetônico da Praça República Juliana visa, assim, a preservação da estrutura urbana inicial de Laguna.

A Praça República Juliana é de forma triangular, composta por edificações térreas, a maioria das quais construídas no limite frontal do lote. Várias dessas edificações já estão com sua forma original alterada, ou então foram substituídas. Entretanto, a dimensão da frente dos lotes permaneceu inalterada, de modo que a estrutura urbana pouco se alterou.

As edificações se dividem em dois grupos: as que têm beiral com cimalha – moldura saliente que faz o acabamaneto da parte superior da fachada de um edifício, ocultando o telhado e impedindo que as águas escorram pela parede – e as que possuem platibanda ornamentada – espécie de mureta construída na parte mais alta das paredes externas de uma construção, para proteger e ornamentar a fachada.

Em função da pequena largura dos lotes, as plantas das edificações têm em comum muitos dos elementos do traçado original adotado: são retangulares, possuem salas na frente e aos fundos, quartos ladeados por corredor de circulação que liga as duas salas e, anexo de serviço na parte dos fundos, que dá para um pequeno pátio. Algumas das casas possuem acesso lateral, o que permite também abertura de janelas para um ou ambos os lados da edificação. As molduras das janelas são geralmente em madeira maciça.
Fonte: UDESC.

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *