São Paulo – Parque Residencial Sabóya
O Parque Residencial Sabóya, em São Paulo-SP, é um conjunto de sobrados construído em 1939 pela Sociedade Arnaldo Maia Lello Ltda.
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Parque Residencial Sabóya
Localização: R.Vitorino Carmilo, nº 453 a 473 – São Paulo-SP
Número do Processo: 32225/94
Resolução de Tombamento: Resolução 96, de 18/10/2012
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 26/10/2012 p. 42
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 430, p. 129.
Descrição: O Parque Residencial Saboya (Savoia) se configura como um conjunto de sobrados construído em 1939 pela Sociedade Arnaldo Maia Lello Ltda. Trata-se de um exemplar de programa de vila residencial voltado para a classe média da década de 1930, com qualificado tratamento arquitetônico eclético e modenatura florentina. Destaca-se o caráter original de sua implantação urbanística e a distinção na paisagem local, seja pela excepcionalidade do conjunto, por suas características arquitetônicas, pelo qualificado material de construção e sua perfeita integração ao ambiente urbano.
Fonte: Processo de Tombamento.
CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Parque (Vila) Residencial Saboya
Localização: Rua Vitorino Carmilo, nº 453 ao 473 – Barra Funda – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 04/17
Descrição: Considerando o Parque Residencial Saboya um exemplar de programa de vila residencial voltado para a classe média da década de 1930, com qualificado tratamento arquitetônico eclético de modenatura florentina;
Considerando o caráter original de sua implantação urbanística e distinção na paisagem local, seja pela excepcionalidade do conjunto, por suas características arquitetônicas, pelo qualificado material de construção e pela sua perfeita integração ao ambiente urbano; e
Considerando a permanência das características de sua concepção original e o trato qualificado do conjunto até o presente.
Fonte: Processo de Tombamento.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia