Blumenau – Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva
O Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, em Blumenau-SC, foi tombada por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Blumenau-SC
Nome Atribuído: Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva
Localização: Alameda Duque de Caxias, n° 64 – Centro – Blumenau-SC
Decreto de Tombamento: Decreto Municipal
Descrição: O Arquivo Municipal de Blumenau foi criado em 1948, mas em 1958 sofreu incêndio que destruiu seu acervo (fundamentalmente, documentos da administração municipal referentes ao século XIX e à primeira metade do século XX, além de documentos disponibilizados pela comunidade para o Centenário da cidade, ocorrido em 1950). Na década de 1970, foi novamente criado, pela lei de 7 de abril de 1972, com a denominação de Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, estando desde então vinculado à Fundação Cultural de Blumenau.
Ocupa a antiga residência de Reinoldo Gaertner, construída em 1920. Nela também funciona a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Mueller.
Em função do incêndio de 1958, o acervo foi inicialmente recomposto com doações de documentos feitas por famílias de Blumenau, geralmente de ascendência alemã (cartas, certidões, diários, mapas, fotografias etc), que vieram a formar coleções temáticas. Seus documentos mais antigos datam de 1832, sendo relativos à compra de terras feita por Hermann Blumenau, as quais dariam início à colônia que recebeu seu nome e que, mais tarde, viria a ser município.
Criado em 7 de abril de 1972, através da Lei Municipal n.1.835.
O Arquivo publica desde 1957 a revista Blumenau em Cadernos, e também obras bilíngues, traduzidas para o português, com o objetivo de disponibilizar para o público escritos dos séculos XIX e XX, antes restritos àqueles que dominavam idiomas estrangeiros, como alemão e italiano.
Fonte: UDESC.
MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC