Sacramento – Casarão de Santa Maria
O Casarão de Santa Maria foi tombado pela Prefeitura Municipal de Sacramento-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Sacramento-MG
Nome atribuído: Casarão de Santa Maria – Instituto Cultural Geovana de Araújo
Localização: Fazenda Olhos d’Água – Sacramento-MG
Decreto de Tombamento: Lei de 30/07/ 2007
Inventário Municipal – 2020
Descrição: Local de importantes manifestações espíritas no final do século XIX, Santa Maria ficou conhecida principalmente pelo trabalho fitoterápico iniciado por Sinhô Mariano, tio de Eurípedes Barsanulfo e responsável por sua conversão ao espiritismo. O Centro Espírita Fé e Amor, fundado em 1900, funciona até hoje em prédio construído por volta de 1920 e bem preservado, representando a força da fé e da tradição.
Patrimônio histórico-cultural de Sacramento, o casarão colonial da metade do século XIX, sede da fazenda Santa Maria, foi restaurado há mais de dez anos e hoje abriga o Instituto Cultural Leopoldina Geovana de Araújo, com atividades culturais, socioambientais e de evangelização, além de manter importante acervo sobre a histórica local e da Doutrina Espírita. O antigo albergue que durante muitos anos tratou de internos e doentes, hoje foi transformado em agradável pousada, “Recanto Sinhô Mariano”, que preserva os trabalhos de passe, estudos e fitoterápicos iniciados há mais de cem anos.
No local funcionam as Pousadas Novo Alvorecer e Castelinho com ótima estrutura para receber hóspedes.
Valor Arquitetônico, Religioso e Histórico.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Histórico do Município: Desemboque foi o centro de onde partiram expedições várias a explora o sertão da Farinha Podre, atual Triangulo mineiro. Em uma dessas bandeiras, em 1808, partiu o vigário de Desemboque, Pe. Hermógenes Cassimiro de Araújo Branswick. Quando a expedição atingiu o rio Borá encontrou um bom número de garimpeiros e mineradores estabelecidos. Com o auxílio de todos, que se reuniram ao encontro da expedição, levantou Pe. Hermógenes um cruzeiro, ao pé do qual celebrou missa. Na sua volta, depois de explorar grande parte do Triângulo Mineiro, Pe. Hermógenes fez construir, no mesmo local onde se erguera o cruzeiro, um pequeno oratório dedicado ao Santíssimo Sacramento. Chegado ao Desemboque, requereu a Dom João licença para, naquele local, erguer uma capela. A provisão régia de 17 de dezembro de 1819 concedia licença para ereção da capela ‘com o orago do Santíssimo Sacramento, apresentado pelo patrocínio de Maria, à margem do rio Borá’. O bispo de Goiás, Dom Francisco Pereira de Azevedo, à vista da provisão real, concedeu, a 20 de abril de 1820, licença ao Pe. Hermógenes, para benzer a pedra fundamental, construir a capela, benzê-la, ao mesmo tempo em que determinava instruções a respeito do patrimônio da mesma. Este patrimônio foi logo constituído por doação de 214 alqueires de terras, avaliados, então, em 135 mil réis, pelo capitão Manoel Ferreira de Araújo e sua mulher, Joaquina Rosa de Santana. Conforme ata lavrada a 24 de agosto de 1820, o Pe. Hermógenes, acompanhado de seu codjutor, Pe. Silvério da Costa e Oliveira, que estava funcionando como capelão da de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, leu as provisões, e, com a provação de todos os moradores, foi assinalado, para construção da capela, ‘o mesmo lugar em que está fundado o oratório’. O oratório foi, desde logo, declarado Capela Curada.
Logo se formou o povoado que, por lei nº 804, de três de julho de 1857, foi elevado a categoria de freguesia. O primeiro vigário Pe. Antônio Lisboa Lima. (Anuário Eclesiástico de Uberaba).
Com a denominação de Santíssimo Sacramento, foi criada a vila e o município, desmembrado do de Araxá, pela lei nº 1.637, de 13 de setembro de 1870.
Com a mesma denominação de Santíssimo Sacramento, foi a vila elevada a categoria de cidade, pela lei nº 2.216, de três de junho de 1876.
Na divisão administrativa de 1911, a cidade figura com o nome de Sacramento. Fica na zona do alto Paranaíba. O município é constituído de dois distritos: Sacramento e Desemboque.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
Boa noite!
Por favor, uma caravana de SP com 41 pessoas gostaria de conhecer a Fazenda dia 17NOV. Em uma das 3 pousadas citadas nesta página há a possibilidade de reservarmos almoço? Depois da visita à Fazenda rumaríamos para SP de volta.
Agradecida por um retorno ou uma dica valiosa para enriquecer nossa caravana,
Fraterno abraço
Margareth