O queijo cabacinha é produzido tradicionalmente há 80 anos nos municípios de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.
SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Queijo Cabacinha
Localização: Cidades de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia-GO
Resolução de Registro: Lei Estadual nº 20.963, de 13 de janeiro de 2021
Descrição: Estamos falando do Queijo Cabacinha, que, apesar de ter origem italiana, é produzido tradicionalmente há 80 anos nos municípios de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia, que ficam na região do Araguaia. Muito querido pela população, o nome diferenciado do queijo vem do seu formato, que, na preparação, é amarrado e pendurado para secar.
Iguaria, que recebe esse nome devido ao formato que possui após ser amarrada e pendurada para secar, é tradicionalmente produzida na Região do Araguaia. De origem italiana, começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades; e o seu nome na sua região de origem é ‘Caccio Cavalo’, devido ao modo como é deixado para secar.
O “Queijo Cabacinha do Araguaia” já apresenta o diagnóstico de Indicação Geográfica pelo Sebrae IG). Esse selo é uma designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, determinada qualidade, reputação e outras características atribuídas a essa origem geográfica e tem por objetivo agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
Fonte: Governo do Estado.
MAIS INFORMAÇÕES:
–