São Paulo – Parque do Povo


Imagem: Google Street View

O Parque do Povo, em São Paulo-SP, com área de 150.000 m2, é utilizado por nove clubes de futebol de várzea, para prática de bicicross, circo e teatro.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Parque do Povo
Localização: Entre Av. Presidente Jucelino Kubitschek, Marginal Pinheiros, Av. Cidade Jardim, R. Brigadeiro Haroldo Veloso e Rua 3 – Chácara Itaim – São Paulo-SP
Número do Processo: 26513/88-Vol1 26513/88-Vol2 26513/88-Vol3 26513/88-Vol4 26513/88-Vol5 26513/88-Vol6
Resolução de Tombamento: Resolução SC 24, de 03/06/1995
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 06/06/1995, p. 39
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Nº inscr. 3, p. 205 e 206, s.d

Descrição: Em 1937, a área ocupada pelo clube varzeano Marechal Floriano, localizado na Rua Tenente Negrão, no Itaim, foi desapropriada pela prefeitura, tendo sido escolhido, para as suas novas instalações, um terreno no mesmo bairro, à margem do Rio Pinheiros, dando origem ao Parque do Povo. O parque, distribuído em uma área de aproximadamente 150.000 m2 e de propriedade do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) e da Caixa Econômica Federal, é utilizado, atualmente, por nove clubes de futebol de várzea, para prática de bicicross, circo e teatro. Possui cobertura vegetal composta de algumas espécies exóticas, ornamentais e frutíferas, comuns e freqüentes em arborização de ruas e parques públicos da cidade.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Parque Municipal Mário Pimenta Camargo
Outros Nomes: Parque do Povo
Localização: Bairro Itaim Bibi – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 11/17

Descrição: Considerando a importância da preservação da base material para a realização das atividades culturais e de lazer desenvolvidas no Parque do Povo, com destaque para a histórica prática do futebol de várzea e atividades culturais, assim como promover a manutenção do parque e incentivar a melhora da qualidade ambiental de São Paulo; e
Considerando a redefinição da área envoltória do Parque do Povo, regulamentada pela RES. SC. 70/14 do CONDEPHAAT, com base na localização do Parque do Povo em área com verticalização já consolidada, antes do tombamento, que criou uma moldura ao redor do bem tombado que, pelo contraste, acaba por valorizar o bem.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

ÁREA ENVOLTÓRIA

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *