Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo de Brasília, capital do Brasil, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan
Descrição: O Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo de Brasília, capital do Brasil, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, nas comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa. Está localizado sob a Praça dos Três Poderes, e é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e abriga a maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano Piloto, painéis com cópias do projeto do Plano e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.
Fonte: Wikipedia.
SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Descrição: O Espaço Lúcio Costa integra o Conjunto Cultural Três Poderes. Foi idealizado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1992, em ocasião da comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.
Fonte: Cultura.df.
CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Secretaria do Estado da Cultura
Fundação Oscar Niemeyer
Luiz Philipe Torelly