Rio Bonito – Igreja de Santana do Basílio


Imagem: Google Street View

A Igreja de Santana do Basílio, em Rio Bonito-RJ, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Santana do Basílio
Outros Nomes: Capela de Santana do Basílio
Localização: Rio Bonito-RJ
Número do Processo: 820-T-1969
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 426, de 18/03/1970
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Foi erguida por Francisco Marinho Machado, em sua fazenda de Nossa Senhora da Conceição, em 1782. Neste mesmo ano o bispado do Rio de Janeiro o reconheceu pela Provisão de 9 de novembro.
Com a morte de Francisco Machado a fazenda passou a seu filho Franscisco José Marinho, que , em 28 de abril de 1847, recepcionou o imperador Pedro II, durante sua estadia em Rio Bonito. A comitiva imperial parou nessa fazenda ao retornar da excursão que fizera ao norte da província do Rio de Janeiro.O prédio foi tombado pelo IPHAN em 13 de março de 1970.A igreja tem nave única e abside conectadas por um arco pleno. Ambos os espaços são encimados por abóbadas de berço cobertas com telhas cerâmicas distribuídas em duas águas. A altura da nave é maior do que a abside, o que determina volumes acoplados, mas com alturas diferentes. Também os pisos mais altos da abside e do altar ajudam a acentuar a perspectiva de quem olha da porta em direção ao altar.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *