Rio de Janeiro – Casa Rua do Russel, nº 734
A Casa Rua do Russel, nº 734, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à Rua do Russel, nº 734
Localização: Rua do Russel, nº 734, Glória – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 825-T-1970
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 427, de 09/06/1970
Descrição: Edificação com três pisos e mais um quarto, em forma de torreão, de autoria do arquiteto Antônio Virzi, com característica Art Noveau aparecendo no desenho das grades, nos elementos decorativos de estuque e metálicos. A disposição dos cômodos e as respectivas interligações, assim como o jogo de volumes dos três pisos, apresentam assimetria.
Fonte: Iphan.
FOTOS:
Por que uma construção tão bonita está (ao que me parece) abandonada
Por que não transformá-la em uma Biblioteca pública ou até mesmo em um espaço artístico, onde possam ser encenadas peças teatrais, ou saraus, ou cinema de arte ou tudo junto, e até mesmo um café para população da Cidade?
O Rio de Janeiro está carecendo de mais cultura,de arte. Enfim, de revitalização.
Em tempo não sou artista, sou apenas uma aposentada que vive nas redondezas e que ama a Cidade.
Realmente, é muito triste ver acontecendo tantos descasos com os Patrimônios históricos, não somente do Rio, mas já é comum se ver em quase todas as grandes cidades do País. Eu residi neste imóvel entre os anos 1982/85, o mesmo faz parte integrada da propriedade do antigo Hotel Glória, onde trabalhei. Para o apreciador das artes, se faz necessário dizer que a área interna deste imóvel, é realmente encantadora. Logo no início da escadaria de mámore a pessoa se surpreende com uma coluna no estilo obelisco que se movimenta (balança) e assim a pessoa se assusta, mas não deveria, pois faz parte da arquitetura. Lembro muito pouco para continuar descrevendo, mas recordo-me que a escadaria que dá acesso ao terraço superior estilo coreto, é uma escada caracol muito apertada. Também há um porão, onde eu nunca tive coragem de entrar, pois me parecia muito sombrio e frio, nos fundos, existe um reservaatório dágua, que se não me falha a memória é abastecido por uma nascente, que ainda funcionava até os anos 80, (não sei como deve está hoje) Eu morei neste imponente palacete, assim eu costumava dizer, morava sozinho e não podia levar pessoas lá, até mesmo pelo fato de existir bens patrimoniais históricos de muito valor no local. Infelizmente tudo isso se acabou de minhas lembranças, mas alguém já havia me contado que ainda nos anos 90 funcionou sim uma casa de café. Deveria ser uma casa muito luxuosa, pois a mesma fazia parte da empresa (Cia. Industrial de grandes Hotéis-Hotel Glória) Obrigado por abrir este espaço para que eu pudesse trazer de volta os melhores momentos de minha vida.
Agradeço pela sua colaboração em partilhar as suas memórias significativas prá te e recheadas de informações com detalhes riquíssimos para os amantes de casas e casarões antigos. Certamente ire pesquisar sobre a história e arquitetura dessa casa, se puderes ajudar mais um pouco fico muitíssima grata.