A Casa de Chá foi projetada por Oscar Niemeyer como um restaurante semi-enterrado, na Praça dos Três Poderes. Atualmente é um centro de informações.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan
Nome atribuído: Casa de Chá
Localização: Praça dos Três Poderes – Brasília-DF
Número do Processo: 1550-T-2007
Uso Atual: Centro de informações ao turista
Descrição: Foi em outubro de 1965 que, pela terceira vez, retornei ao Brasil. Mais pessimista, mais desesperançado, sentindo que a ditadura se firmara, caminhando progressivamente para a violência. Minha estada estendeu-se de outubro de 1965 até junho de 1966, demorando-me primeiro em Brasília, onde elaborei o projeto do restaurante da Praça dos Três Poderes e o plano do Algarve, em Portugal. O restaurante seria um prédio semi-enterrado, a fim de não contar com um novo edifício na praça. Constituiria o elemento que faltava, o local para encontros e descanso indispensável.
Fonte: NIEMEYER, Oscar. Quase memórias: viagens. Tempos de entusiasmo e revolta (1961 – 1966). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. (p.59)
SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.
CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Vitruvius
Brasília Patrimônio da Humanidade
Fundação Oscar Niemeyer
Luiz Philipe Torelly