Santa Luzia – Centro Histórico
O povoado de Santa Luzia surgiu a partir da segunda década do setecentos e sua elevação à cidade ocorreu no século seguinte – em 1858.
IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Centro Histórico de Santa Luzia
Localização: Santa Luzia
Resolução de Tombamento: 28/12/1998
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos
Descrição: O povoado surgiu a partir da segunda década do setecentos e sua elevação à cidade ocorreu no século seguinte – em 1858. Apesar de ter sua origem vinculada ao ouro, Santa Luzia se destacou pelo comércio, por se encontrar no caminho de passagem de tropeiros. No século XX torna-se um polo industrial. O centro histórico de Santa Luzia possui ambiência peculiar, composto por tecido urbano característico do período colonial mineiro, com o traçado das ruas sinuoso e orgânico. O Centro histórico tem como destaque a Igreja Matriz de Santa Luzia e as edificações em seu entorno, com duas vias principais: a Rua Direita e a Rua Floriano Peixoto. O conjunto arquitetônico apresenta a predominância da tipologia arquitetônica do período colonial mineiro, mesclado com exemplares de arquitetura eclética, moderna, pré-moderna e contemporânea. A Rua Direita é o eixo principal que se desenvolve por dois quilômetros de extensão, abrangendo o largo do Bonfim, o largo do Rosário e a Matriz de Santa Luzia.
Fonte: Iepha.
Secretaria de Cultura – Prefeitura Municipal de Santa Luzia-MG
Nome atribuído: Núcleo Histórico de Santa Luiza (350 domicílios)
Localização: Santa Luzia-MG
Histórico do município: A história do município originou-se com aventureiros que em busca de riquezas, descobriram Santa Luzia. Tudo começou, em 1692, durante o ciclo do ouro. Uma expedição dos remanescentes da bandeira de Borba Gato implantou o primeiro núcleo da Vila, as margens do rio das Velhas, no garimpo de ouro de aluvião. Com a enchente do rio, o pequeno vilarejo mudou-se para o alto da colina, onde, hoje, é o Centro Histórico da cidade. Em 1697, ergueu-se o definitivo povoado, que recebeu o nome de Bom Retiro. Mais de 150 anos depois, em 1856, o povoado foi emancipado e desmembrado de Sabará e a partir de 1924, passou a se chamar Santa Luzia.
Com o fim da exploração do ouro, Santa Luzia tornou-se um importante centro comercial, ponto de parada dos tropeiros que vinham negociar e comprar mercadorias. Na rua do Comércio, no bairro da Ponte, existia um porto para os barcos que navegavam pelo Rio das Velhas, transportando mercadorias comercializadas em Minas Gerais. Assim, Santa Luzia passa a ser um ponto de referência do comércio, cultura e arte. O Distrito de São Benedito, na década de 50, começou a ser povoado. Mais tarde foram construídos, no local, grandes conjuntos habitacionais o Cristina e o Palmital e ocorreu a expansão do comércio.
Fonte: Câmara Municipal.
CONJUNTO:
Santa Luzia – Casa da Rua Direita
Santa Luzia – Basílica de Santa Luzia
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Wikipedia
Wikipedia