Minas Novas – Igreja Matriz de São Francisco de Assis
A Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Minas Novas-MG, foi tombada por sua importância cultural.
IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Localização: R. São Vicente, nº 8 – Minas Novas-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 20.557, de 13 de maio de 1980
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos
Descrição: Construída presumivelmente na segunda metade do século XVIII em taipa e madeira, a Igreja Matriz de São Francisco situa-se de frente a um largo numa confluência de alguma das mais antigas ruas da cidade. Aspectos arquitetônicos externos apresenta a mesma simplicidade de seu interior.
Fonte: Iepha.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Olá boa tarde,
Procuro pelos registros da Matriz de Minas Nova.
Pode me ajudar?
Cristina
Boa tarde,
Infelizmente, não encontramos o contato da igreja.
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio
Essa igreja, originalmente, tinha duas torres que foram derrubadas por uma violenta ventania, durante uma tempestade ocorrida no início século 20, logo depois que passou a ser utilzidada como Igreja Matriz em razão da demolição criminosa d antiga Igreja Matriz de São Pedro do Fanado, padroeiro da Paróquia. Foi construída pelos missionários franciscanos, chefiados pelo Cônego José Pacífico Peregrino e Silva para abrigar a Ordem Terceira de São Francisco e de Nossa Senhora da Conceição do Bom Suceso. Desde 1921, quando passou a funcionar como Igreja Matriz, recebeu a denominação de Igreja de São Francisco de Assis e em seu interior abrigava os retábulos remanescentes da antiga matriz, assim como todo o acervo de imagens sacras, alfaias e joias que representavam um tesouro de valor incalculável. Muitas das peças mais importantes desse acervo encontram-se extraviadas, inclusive a belísima imagem (belíssima) original de São Francisco de Assis que é idêntica a que existe no Museu do Convento de Ponteferrada, em Compóstela (Espanha), em cujo lugar, no altar-mor foi colocada um simples répica em gesso. A irmandade do Santíssimo Sacramento, sem informar o destino dessa imagem, apenas afirma que a mesma foi enviada, pelo Frei Natalino, para ser restaurada pelo Instituto Historico, mas que foi desaparecida sem deixar registros.
Creio que, pelo VALOR HISTÓRICO, essa imagem de São Francisco de Assis precisa ser localizada e recolocada em seu lugar original. Trata-se, portanto, de um caso de polícia, devendo a MINISTÉRIO PÚBLICO da Comarca de Minas Novas instaurar as medidas judiciais necessárias.