Minas Novas – Igreja Matriz de São Francisco de Assis


Imagem: Iepha

A Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Minas Novas-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Localização: R. São Vicente, nº 8 – Minas Novas-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 20.557, de 13 de maio de 1980
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Descrição: Construída presumivelmente na segunda metade do século XVIII em taipa e madeira, a Igreja Matriz de São Francisco situa-se de frente a um largo numa confluência de alguma das mais antigas ruas da cidade. Aspectos arquitetônicos externos apresenta a mesma simplicidade de seu interior.
Fonte: Iepha.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2


4 comments

  1. Cristina Dias Maciel |

    Olá boa tarde,
    Procuro pelos registros da Matriz de Minas Nova.
    Pode me ajudar?
    Cristina

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa tarde,
      Infelizmente, não encontramos o contato da igreja.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. GERALDO MAGELA MOTA COELHO |

    Essa igreja, originalmente, tinha duas torres que foram derrubadas por uma violenta ventania, durante uma tempestade ocorrida no início século 20, logo depois que passou a ser utilzidada como Igreja Matriz em razão da demolição criminosa d antiga Igreja Matriz de São Pedro do Fanado, padroeiro da Paróquia. Foi construída pelos missionários franciscanos, chefiados pelo Cônego José Pacífico Peregrino e Silva para abrigar a Ordem Terceira de São Francisco e de Nossa Senhora da Conceição do Bom Suceso. Desde 1921, quando passou a funcionar como Igreja Matriz, recebeu a denominação de Igreja de São Francisco de Assis e em seu interior abrigava os retábulos remanescentes da antiga matriz, assim como todo o acervo de imagens sacras, alfaias e joias que representavam um tesouro de valor incalculável. Muitas das peças mais importantes desse acervo encontram-se extraviadas, inclusive a belísima imagem (belíssima) original de São Francisco de Assis que é idêntica a que existe no Museu do Convento de Ponteferrada, em Compóstela (Espanha), em cujo lugar, no altar-mor foi colocada um simples répica em gesso. A irmandade do Santíssimo Sacramento, sem informar o destino dessa imagem, apenas afirma que a mesma foi enviada, pelo Frei Natalino, para ser restaurada pelo Instituto Historico, mas que foi desaparecida sem deixar registros.

  3. GERALDO MAGELA MOTA COELHO |

    Creio que, pelo VALOR HISTÓRICO, essa imagem de São Francisco de Assis precisa ser localizada e recolocada em seu lugar original. Trata-se, portanto, de um caso de polícia, devendo a MINISTÉRIO PÚBLICO da Comarca de Minas Novas instaurar as medidas judiciais necessárias.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *