Paraíba do Sul – Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul


Imagem: Wikipedia

A Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, também chamada Ponte Leopoldo Teixeira Leite, foi construída em 1898, pelo engenheiro Paulo de Frontin, com financiamento do Barão de Mauá.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Ponte sobre o rio Paraíba do Sul
Processo de Tombamento: E-03/01.532/78
Localização: Paraíba do Sul-RJ
Tombamento Definitivo: 14/06/1978

Descrição: Paraíba do Sul desempenhou um importante papel no desenvolvimento regional, tendo sua ponte centenária que cruza o rio Paraíba sido construída pelo entusiasta Barão de Mauá.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: A origem da colonização do município é devida aos pousos de tropas e aos ranchos construídos, ao final do século XVII, pelos que buscavam o “caminho novo” para as Minas Gerais. Por volta de 1683, nas terras compreendidas entre os Rios Paraibuna e Paraíba do Sul, foi edificada a capela de Nossa Senhora da Conceição por Garcia Rodrigues Paes Leme.
A localidade constitui-se no primeiro núcleo do atual município, sendo conhecida por “Meio da Jornada”, em virtude da posição intermediária entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. O desenvolvimento do núcleo iniciou-se com o cultivo do milho, destinado à alimentação dos animais das tropas, prosseguiu com o plantio de cana-de-açúcar e, mais tarde, em decorrência das condições favoráveis das terras, surgiu a lavoura do café.
Esse progresso determinou sua elevação à categoria de freguesia em 1756 e, posteriormente, à categoria de vila, com a criação do município de Paraíba do Sul em 1833.
O século XX corresponde a um período de estagnação, se não de decadência. Excetuam-se tentativas de reativação econômica, como a implantação de uma indústria têxtil e a criação de uma estância hidromineral em Salutaris. A zona de influência transferiu-se da área Paraíba do Sul/Vassouras para Três Rios, entroncamento rodoferroviário.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Governo do Estado
Wikipedia
Wikimapia


5 comments

    1. Equipe iPatrimônio |

      Bom dia,
      Reunimos algumas informações sobre a referida ponte.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  1. Letícia Cunha |

    Olá, boa noite.

    Creio que houve aí um equívoco, pois a ponte sobre o Rio Paraíba do Sul não é ponte de passagem de trem, ela é rodoviária apenas automóveis, inclusive o engenheiro responsável por sua construção foi o engenheiro inglês Thomas Butler Dodgson. A ponte erguida por Paulo de Frontin esta sim é a de passsagem de trem, e esta é conhecida na cidade como “ponte preta”. Inclusive a primeira imagem é da ponte preta, mas as outras são da ponte sobre o rio Paraíba do Sul que não tem outro nome na cidade. O número do processo de tombo é apenas da ponte principal, por assim dizer, não da ponte preta.
    Estou apontando isto por quê sou moradora da cidade, inclusive a ponte principal é tema do meu TCC, por isso estou comentando.
    Espero que o comentário seja de valor.

    1. Bom dia,
      Agradecemos pela mensagem. As correções foram realizadas.
      Se quiser encaminhar o link do trabalho que realizou sobre o bem, ficaremos felizes em adicionar ao item “Mais informações”.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

    2. caroline lacerda |

      Ola Letícia, tbm sou moradora de paraiba do sul, aluna de turismo e estou fazendo um trabalho sobre a ponte, fiquei interessada em sua tese, e gostaria de saber se você pode me fornecer informações, seria muito agregador poder entrar em contato com você, meu email é [email protected]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *