Rio de Janeiro – Pedra da Panela
A Pedra da Panela, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.
INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Pedra da Panela
Processo de Tombamento: E-03/300.021/69 – Dec. “E” 2 715
Localização: Estrada da Pedra da Panela – Anil – Rio de Janeiro-RJ
Tombamento Definitivo: 04/03/1969
Descrição: Por ocasião do desenvolvimento do Plano Piloto para urbanização da Baixada de Jacarepaguá,o arquiteto Lucio Costa já ressaltava a importância da proteção de determinados sítios naturais para a valorização das condições paisagísticas e ambientais da região.Foram identificados os monumentos naturais considerados mais expressivos daquela paisagem e proposto o tombamento.Esses tombamentos foram inaugurados pelo antigo Estado da Guanabara, tornando–se uma referência do órgão estadual. Mais adiante, essa proteção foi ratificada e ampliada sua lista pelo novo Inepac, a partir de 1980. Passados os anos, esse conjunto de bens naturais reafirmou-se como marco histórico e testemunho de uma paisagem primitiva que muito se desfigurou e hoje busca-se novamente resgatar, através de projetos paisagísticos de recuperação dos ecossistemas próprios da região da planície costeira de Jacarepaguá.
São eles: Pedra da Panela, morro Dois Irmãos, Pedra de Itapuã , Pedra de Itaúna, morro do Urubu, morro do Rangel,morro do Amorim, morro do Cantagalo, Pontal de Sernambetiba, morro do Portela e Pedra da Baleia. A Pedra da Panela, com sua forma peculiar que lembra o contorno de uma panela emborcada, é um monumento natural que confere singularidade à paisagem predominantemente plana e horizontal da Baixada de Jacarepaguá, destacando-se pela sua beleza cenográfica. Na ocasião do tombamento, o magnífico maciço rochoso encontrava-se ameaçado por empresas de exploração mineral. Tombado pelo antigo Estado da Guanabara em 1969.
Fonte: Inepac.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Moro na localidade gostaria de mais informação sobre o tombamento e sua área de abrangência. Logo abaixo há invasões.
Gostaria de saber se há próximo próprios municipais.
Bom dia,
Infelizmente, não temos a informação.
Você pode solicitá-la junto ao Inepac.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. CEP: 20071-004
http://www.inepac.rj.gov.br
[email protected]
DIREÇÃO-GERAL
Claudio Prado de Mello
2216-8500 Ramais- 278 ou 279
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio
Boa tard! Gostaria de obter maiores informações sobre a Pedra da Panela. Sou moradora do Anil, e também praticante de Montanhismo (caminhada e escalada). Gostaria de saber se há um Plano de Manejo que visa a proteção do monumento, e de sua fauna e flora.
O entorno da Pedra da Panela está tomado de construções. Vocês do INEPAC, poderiam protocolar um plano de proteção, de forma que envolva toda a comunidade do entorno?
Grata, desde já.