Araguari – “Madona Rainha da Paz com Bambino”, de Padre Otto Munier


Imagem: Divisão de Patrimônio Histórico, Fundação Araguarina de Educação e Cultura

A Madona Rainha da Paz com Bambino, de Padre Otto Munier, óleo sobre, medindo 1,18x 82,5cm, que retrata a Madona Regina Pacis com Bambino.

Prefeitura Municipal de Araguari-MG
Nome atribuído: “Madona Rainha da Paz com bambino” – obra de Padre Otto Munier, óleo sobre tela
Outros Nomes: Obra do Padre Otto Munier – óleo sobre tela medindo 1,18x 82,5cm que retrata a Madona Regina Pacis com Bambino, Oléo sobre tela Madona Rainha da Paz com Bambino
Localização: Araguari-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 013/2002
Descrição: Óleo sobre tela, medindo 1,18x 82,5cm, que retrata a Madona Regina Pacis com Bambino.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Os padres holandeses da Congregação dos Sagrados Corações chegaram em Araguari nas primeiras décadas do século XX e fundaram, em 1926, o Colégio Regina Pacis. Membro da Congregação, o Padre Otto Munier chegou á Araguari na década de 50. Foi professor de línguas e desenho, área que mais se destacou devido aos seus dons artísticos. De personalidade forte, homem simples e tímido Padre Otto Munier pintou, na década de 50, a convite de seus superiores, os murais da capela Rainha da Paz, obra de grande valor artístico que já se encontra tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.
Transferido para outras cidades, para servir em outras casas da Congregação, padre Otto retornou a Araguari, pintou em 1970, a convite de seu colega amigo, Padre Alberto Arns o mural da capela de Nossa Senhora da Aparecida. Dividindo em três paineis, pintados a óleo sobre alvenaria o mural retrata cenas bíblicas – A fé de Abrão – A crucificação – A Ressurreição – A pintura representa uma evolução no estilo do artista e enriquece sobre maneira o conjunto de suas obras.
Durante sua permanência em Araguari, o padre pintou ainda o quadro ” Madona Regina Pacis com o bambino” – óleo sobre tela, e sem data determinada, mas avaliada pelo artista Júlio Monteiro, como da década de 50.
O quadro representa uma fase com características renascentistas do pintor. Nessa tela, o domínio da técnica está aliado á criatividade do artista em uma obra prima pela composição acadêmica, pelo equilibrio das fomas e pela harmonia das cores.
Fonte: Divisão de Patrimônio Histórico, Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

MAIS INFORMAÇÕES:
Divisão de Patrimônio Histórico, Fundação Araguarina de Educação e Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *