Araxá – Fachada do Colégio São Domingos


Imagem: Fundação Cultural Calmon Barreto

A Fachada do Colégio São Domingos foi tombada pela Prefeitura Municipal de Araxá-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Araxá-MG
Nome atribuído: Fachada frontal do Colégio São Domingos
Localização: Praça São Domingos, n° 360 – Araxá-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 962/2011
Descrição: Em 1926 uma congregação de irmãs dominicanas chega à cidade de Araxá imbuídas do propósito de educação e ensino. Dois anos depois, em março de 1928, é fundado o Colégio São Domingos pelas Irmãs: Maria Osanna, Ana Maria Peclat, Bernadette Maria e Maria Diana.
A Instituição de Ensino funcionou, inicialmente, na antiga Avenida da Abadia, hoje, Avenida Antonio Carlos, na residência de Zeca da Cunha, um antigo morador da região e depois, no prédio da antiga Pensão Tormin, na Praça Cel. Adolpho.
Em 1928, os cursos Primário e Ginasial são reconhecidos, oficialmente.
Em 1930, o Colégio São Domingos é transferido, definitivamente, para o prédio onde funcionou o Grupo Escolar Delfim Moreira. O curso Normal é oficializado em 1931. A escola era somente para o público feminino e contava com as modalidades: externato e internato.
À medida que o tempo passava, o Colégio ia aumentando sua estrutura. Em 1936 foi criado o Jardim de Infância Irmã Maria da Conceição.
Durante 75 anos o Colégio foi dirigido pelas Irmãs Dominicanas e, a partir de 2003, a direção do Colégio ficou a cargo de um grupo de leigos que dão continuidade ao trabalho educativo das irmãs.
O edifício do Colégio São Domingos possui tipologia comum a muitos conventos/escolas identificados em Minas Gerais e normalmente construídos nas primeiras décadas do século XX. A influência do estilo Eclético com manifestação do Neoclássico predomina na Fachada frontal que tem composição elaborada e ornamentada com elementos arquitetônicos clássicos como as colunas adossadas à Fachada, apliques decorativos em massa, platibanda e um frontão central.
Fonte: Fundação Cultural Calmon Barreto

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Cultural Calmon Barreto


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *