Córrego do Bom Jesus – Festa do Bom Jesus


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

A Festa do Bom Jesus foi registrada pela Prefeitura Municipal de Córrego do Bom Jesus-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Córrego do Bom Jesus-MG
Nome atribuído: Festa do Bom Jesus
Localização: Praça Central – Córrego do Bom Jesus-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 093/2010

Descrição: A primeira festa aconteceu antes da chegada da imagem de Bom Jesus em 1873. Conhecida como “Festa do Córrego” ou ” Festa de Agosto”, a cada ano atrai mais festeiros e devotos que iniciam a novena no dia 26 de julho. A festa do Bom Jesus traz todos os anos a alegria e aumenta a religiosidade daqueles que participam dela.
Mas tudo era festivo. Enfeitavam as casas e ruas com fitas e bandeirinhas. Os visitantes vinham “para ranchar”, esta era a expressão, levantando uma barraca ou arranjando uma casa. Os festeiros entravam triunfalmente no local com os seus carros de boi também enfeitados de faixas, fitas coloridas.
E os preparativos ? Com antecedência deviam fazer doces da melhor qualidade, biscoitos e bolos, que eram repartidos fartamente ao povo. Córrego sempre contou com pessoas que primaram em dotes culinários, como também enfeites, etc.. Lembramos, no seu tempo, as belas serenatas que eram tradição e seus seresteiros maravilhosos. Dia (06) seis de agosto era o “Grande Dia”. O povo lotava a antiga igreja onde estava o Senhor Bom Jesus e participava de atos religiosos sempre solenes.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: O povoado de Bom Jesus do Córrego, como era denominado, nasceu da doação de uma propriedade particular para a edificação de uma capela. Em 3 de março de 1865, Joaquim Bueno de Morais, fazendeiro local, e sua esposa Dona Dionisía Bueno de Vasconcelos doaram um terreno de sua propriedade para a construção de uma igreja. À sombra da capela Prosperou o povoado de Bom Jesus do Córrego, recebendo este nome em função do Santo Padroeiro e do ribeirão que atravessa as terras doadas. A imagem do padroeiro Sr. Bom Jesus que serviria ao culto na capela foi confeccionada na cidade do Porto em Portugal em 1872 e chegou ao Brasil um ano mais tarde em 1873. Através da Lei N° 1039 de 12 de dezembro de 1953 foi criado o município, ato assinado pelo então governador do estado Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira. A mesma lei mudou a denominação para Córrego do Bom Jesus.
Sagrada como Cidade Santuário em 1911, a cidade é a meta de peregrinação mais importante da região recebendo milhares de devotos anualmente em especial na Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus. Conhecida também pela excepcional beleza de suas paisagens caracterizada pelo verde de suas montanhas, esplendidas nascentes e cachoeiras, matas fechadas e belíssimas vistas panorâmicas dos vales circundantes, a cidade recebe turistas em procura de repouso e que aqui encontram um lugar onde se livrar do stress em contato com uma natureza preservada. Os primeiros habitantes do território onde hoje está localizado o município foram os índios. Não se sabe ao certo a que tribo pertenciam e como se deu o contato entre eles e os homens civilizados, mas o certo é que a fundação do povoado ocorreu entre 1865 e 1880. Seu fundador foi Joaquim Bueno de Morais, que doou um terreno para a formação do patrimônio de uma capela. A capela foi erguida em homenagem ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873. O povoado foi elevado a distrito em 1889, com o nome de Bom Jesus do Córrego. Em 12 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado à categoria de município, mudando seu nome para Córrego do Bom Jesus. Seu primeiro administrador foi o Intendente Municipal, o Sr. Domingos do Amaral Júnior. No dia 03 de outubro de 1954, realizou-se a primeira eleição municipal […].
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Córrego do Bom Jesus – Festa do Bom Jesus
Córrego do Bom Jesus – Imagem do Senhor Bom Jesus

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *