Itabirinha – Conjunto Paisagístico da Pedra da Boneca


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

O Conjunto Paisagístico da Pedra da Boneca foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itabirinha-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Itabirinha-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico da Pedra da Boneca (8,3ha)
Localização: Córrego da Itabirinha – Zona Rural – Itabirinha-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 339/2005

Descrição: O Conjunto Paisagístico de Itabirinha é composto pela Gruta dos Sete Salões, a Pedra da Boneca e o Monumento do Cristo local muito visitado pela população Itabirense e pelas pessoas que passam por Itabirinha, lugar onde fauna, flora e homem convivem harmoniosamente e palco de práticas esportivas como Motocross e Voo Livre.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: A atual cidade de Itabirinha de Mantena teve sua origem em doações de terras feitas por Manoela Gaspar, Antônio Valério e Antônio Godinho, em meados do ano de 1939, tidos como primeiros habitantes da região.
No princípio formou-se um pequeno arraial que recebeu o nome de Povoado da Boneca, devido a uma elevação, com formas humanas que até hoje domina a visão dos seus habitantes.
Em 1940, o arraial recebe a visita de Frei Inocêncio que celebra a primeira missa, debaixo de uma árvore, local em que em 1942, Joaquim Balbino da Silva constrói a primeira igreja.
Nascida em território contestado, tinha como principal fonte de renda a extração de madeira, que era levada para Governador Valadares por uma estrada de difícil acesso, única ligação, na época, do arraial com a civilização.
Devido a contestação do território, com a vantagem de não serem pagos impostos nem à Minas Gerais e nem ao Espírito Santo e a grande extensão de matas, o arraial ganha importância suficiente para ser elevado a distrito; o que acontece em 12 de dezembro de 1953 pela Lei nº 1.039.
Com a criação do distrito, passa a se chamar Itabirinha de Mantena. O topônimo teve a sua origem tirada de uma palavra indígena ?Itabira?, que se traduz por ‘Pedra Aguda’, em homenagem a uma pedreira que domina todo o centro da cidade, e mais o nome do município ao qual ficou anexado, (Mantena).
Pelo decreto de Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962 é desmembrado do município de Mantena e elevado a igual categoria.
Pela Lei Estadual nº 13.823, de 11 de Janeiro de 2001, alterou o Topônimo do município de Itabirinha de Mantena que passou a denominar-se Itabirinha.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *