João Pinheiro – Sobrado Geralda Campos Romero


Imagem: Prefeitura Municipal

O Sobrado Geralda Campos Romero foi tombado pela Prefeitura Municipal de João Pinheiro-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de João Pinheiro-MG
Nome atribuído: Sobrado Geralda Campos Romero – atual Casa de Cultura
Localização: R. Juca Niquinho, nº 220 – João Pinheiro-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 176/2005

Descrição: Um dos casarões mais antigos da Cidade de João Pinheiro, Noroeste de Minas Gerais, é atualmente o Museu do Município e guarda em seu acervo centenas de objetos, fotos, utensílios, além de acervo de Vídeo (Museu de Vozes – 140 entrevistados) e áudio.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: Santana dos Alegres foi a denominação do primitivo povoado pertencente ao bispado de Pernambuco – que deu origem ao município.
Segundo a tradição oral, um boi curraleiro muito bravo que vivia nas adjacências do local, freqüentemente, ao anoitecer, ia para o arraial e lá permanecia durante toda a madrugada a mugir. O hábito daquele animal, chamado Alegre, intrigava a todos. Conta-se que esta foi a razão do nome do povoado, formado por volta de 1818 por pequenos fazendeiros e garimpeiros, que ali se fixaram atraídos pelas fartas pastagens e lavras de diamantes.
Em 1873, a vila de Santana dos Alegres foi elevada a município. Até 1902, o garimpo foi bastante explorado às margens do rio Santo Antônio e no leito de outros cursos d′água.
A Vila de Santana dos Alegres, em 1911, recebeu seu nome atual, numa homenagem ao ex-presidente do Estado. Em 1925 foram-lhe concedidos foros de cidade e sede de município.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *