Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em Lavras Novas


Imagem: Prefeitura Municipal

A Celebração do Divino Espírito Santo em Lavras Novas foi registrada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Nome atribuído: Celebração do Divino Espírito Santo em Lavras Novas
Localização: Lavras Novas – Ouro Preto-MG
Livro de Registro das Celebrações

Descrição: No município de Ouro Preto acontecem, atualmente, duas Festas do Divino: a de Lavras Novas e a de São Bartolomeu. Embora situadas em um mesmo território – Ouro Preto – essas festas são organizadas por setores diferentes (em Lavras Novas pela Irmandade e em São Bartolomeu, pela comunidade representada pelos festeiros), possuem formas específicas de angariar fundos e prestarem suas homenagens à divindade (em Lavras Novas ocorre a “marujada” e em São Bartolomeu há a Folia do Divino), etc.
Fonte: Bárbara Pereira Mançanares.

Histórico do distrito: Sobre o surgimento de Lavras Novas, sabe-se que nos anos finais do século XVIII, muitas minas se esgotaram trazendo estagnação econômica a vários arraiais próximos a Vila Rica. Porém, novas expedições continuaram à procura de ouro em seus arredores. Assim surgiu Lavras Novas, que recebeu este nome por ter lavras de ouro descobertas posteriormente, ou seja, uma exploração aurífera mais recente, se comparada com outros arraiais mais antigos (como São Bartolomeu e Antônio Pereira, por exemplo).

Segundo a tradição oral, há uma lenda muito disseminada de que o local poderia ter tido origem como um quilombo, já que a maior parte de sua população é negra. Porém, não há comprovações históricas de tal origem.

No centro do distrito, é possível visitar a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, uma devoção incomum em Minas Gerais. Segundo registros, a capela foi erguida em 1762, em torno dela foi formado o arruamento, característico das primeiras vilas em Minas Gerais. Em frente a capela está o cruzeiro de pedra, que orna o largo, símbolo da fé e religiosidade dos primeiros povoadores, conservadas até os dias atuais pela população local.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em Lavras Novas
Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu

MAIS INFORMAÇÕES:
Fabiana Nogueira Chaves
Bárbara Pereira Mançanares


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *