Perdões – Praça Zoroastro Alvarenga
A Praça Zoroastro Alvarenga foi tombada pela Prefeitura Municipal de Perdões-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Perdões-MG
Nome atribuído: Praça Zoroastro Alvarenga (0,22ha)
Localização: Praça Zoroastro Alvarenga – Perdões-MG
Descrição: Situa-se em frente à Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões, foi construída pelo Padre João Godinho e voluntários, de 1918 a Nesta época a praça apresentava um paisagismo encantador, cercada de cipreste em formato artístico e um relógio de sol decorado com plantas. O coreto que compõe a praça foi inaugurado, bem mais tarde, em Depois foi colocado um cruzeiro revestido de mármore branco, em De seu traçado original conserva uma pequena parte da forma de seus caminhos que levam a um canteiro central. Seu entorno merece destaque, com presença de casarões coloniais e neocoloniais.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Histórico do município: Nos caminhos das Gerais Entradas e Bandeiras marcaram a história de muitos municípios mineiros. Nestas paragens a história não foi diferente. Por volta do ano de 1770, quando o mundo caminhava para o desfecho do século XVIII, chegou aqui um homem português, cujo nome era Romão Fagundes do Amaral, hábil minerador e bastante ambicioso.
Sem muito atentar para os editos da Coroa Portuguesa vivia a procura de lugares propícios à exploração de riquezas. Nestas terras minerou e enriqueceu. Cruzou linhas históricas e geográficas e hoje temos vestígios de sua teia entrelaçando Perdões, Cana Verde e Campo Belo.
Segundo a tradição Romão Fagundes se tornou fugitivo por manter garimpos clandestinos sonegando os impostos. Depois de muito se esquivar resolveu não mais viver às ocultas e fez uma promessa à Coroa, pedindo o seu perdão. Este se fosse concebido, seria retribuído com um cachinho de banana de ouro. Romão Fagundes assegurou ainda que mandaria vir de Portugal a imagem do Senhor Bom Jesus. O que de fato aconteceu
Por iniciativa do Alferes Romão Fagundes do Amaral, foi edificada a Capela Bom Jesus dos Perdões, por volta de 1770, nas proximidades da qual se formou o arraial de Perdões. Desde o início dedicada ao Senhor Bom Jesus essa igreja é a primitiva capela do Senhor dos Perdões. Depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, quando se construiu a Igreja Matriz. Não sabemos contar quantos passos subiram os gastos degraus que conduzem aos retábulos da fé; não sabemos contar quantas pessoas passaram nesta Igreja em busca de esperança e de ressurreição. Não é possível saber nem mesmo quantos descansam sob o telhado tramado da Igreja, primeiro cemitério da paróquia.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal