Resende Costa – Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França foi tombada pela Prefeitura Municipal de Resende Costa-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Resende Costa-MG
Nome atribuído: Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França
Outros Nomes: Prédio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França
Localização: Praça Cônego Cardoso, s/n – Centro – Resende Costa-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 41/2008

Descrição: Inaugurada em 1749, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França é um templo e marco religioso na cidade de Resende Costa em Minas Gerais, em homenagem à Maria (mãe de Jesus) ou, como também pode ser nomeada segundo os católicos, Nossa Senhora da Penha de França por ter mostrado-se à Simão Vela no oeste da Espanha, em uma serra denominada Penha de França (Lisboa). No local também são celebradas missas e festas, como por exemplo a celebração da padroeira.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Prefeitura Municipal de Resende Costa-MG
Nome atribuído: Imagem Nossa Senhora do Carmo
Localização: Museu de Arte Sacra da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França – Praça Cônego Cardoso – Resende Costa-MG

Histórico do município: Em 12 de dezembro de 1749, foi inaugurada a primeira capela do antigo arraial da Lage, hoje Resende Costa. As primeiras famílias, que se fixaram na região, descendem de uma das três ilhôas, vindas de Portugal. As famílias então transferidas foram as Resende Costa, Alves Preto, Pedrosa de Morais e Pinto Lara. Achavam-se elas ligadas entre si por laços de parentesco. A família de Resende Costa descende do ilustre José de Resende Costa Filho, figura que se destacou na Conjuração Mineira e tomou parte ativa entre aqueles que sonhavam com o movimento de liberação da Pátria. Degredado para a África com todos os conjurados retornou mais tarde ao país, onde foi deputado à 1ª Assembléia constituinte Brasileira. Esse preclaro e ilustre homem público é hoje relíquia histórica de Resende Costa e a casa de sua propriedade e em que morou está tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A implantação e o soerguimento do primitivo arraial da Lage, segundo fontes merecedoras de crédito, está ligado a 3 elementos básicos que concorreram inegavelmente para o desenvolvimento do povoado, então em formação. Ei-los abaixo citados:
A) O cruzamento de duas estradas – uma que ligava Goiás ao Rio e outra que vinha do Sul da Província em direção ao Norte.
B) Três grandes fazendas, localizadas na região, a dos Campos Gerais, a do Pinto e a da Lage. Foram também elementos de importância vital para o desenvolvimento do primitivo aglomerado.
C) A fé e a índole religiosa dos primeiros habitantes exerceram também destacável influência na formação da antiga povoação. Em 12/12/1749, foi inaugurada a 1ª capela do arraial da Lage. Ao redor dessa capela, foram construídas 8 casas pertencentes a fazendeiros que se deslocavam para o arraial, nas ocasiões de festas religiosas. Assim, novas outras casas foram construindo e o arraial foi se formando naturalmente pelos fazendeiros, trabalhadores rurais e com o surgimento de pequenas atividades de habitantes já fixados na sede do arraial.
Sem dúvida alguma, a ocupação, a fixação e o desbravamento da região tiveram como causa fatores intrinsecamente ligados ao amanho da terra e criação de animais de pequeno e grande porte.
O nome do município nada mais é que uma homenagem àquele que lá nasceu, José de Resende Costa Filho, ilustre homem que teve participação honrosa na Conjuração Mineira. O gentílico dos que lá nasceram é Resende-Costense.
O município de Resende Costa possui além do distrito sede o distrito de Jacarandina.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *