Amarante – Casa Odilon Nunes


Imagem: Google Street View

A Casa Odilon Nunes, em Amarante-PI, foi construída no séc. XIX, pelo Capitão da Guarda Nacional Gil José Nunes, pai do historiador Odilon Nunes, que nasceu nessa casa em 1889.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome Atribuído: Casa Odilon Nunes
Localização: Rua da Costa e Silva, esquina com R. Antonio Freire – Amarante-PI
Resolução de Tombamento: nº 6.275, de 17/06/1985
Livro do Tombo: Nº insc. 8, 20/11/1985
Uso Atual: Centro Cultural de Amarante, Casa de Cultura de Amarante – Museu Odilon Nunes, Museu do Piauí

Descrição: Imóvel construído na última década do século XIX, pelo Capitão da Guarda Nacional Gil José Nunes, pai do historiador Odilon Nunes, que nasceu nessa casa em 1889. Em 1930, Odilon Nunes fundou no local o Ginásio Amarantino, que funcionou também em regime de internato. Trata-se de um casarão de canto chanfrado, com teto em carnaúba e piso em lajota cerâmica. Atualmente, depois de restaurada, a edificação abriga o Centro Cultural de Amarante, com museu, biblioteca e espaço para cursos e exposições.
Fonte: Fundac.

Reforma: Construída no final do século XIX, a Casa Odilon Nunes abriga parte do patrimônio histórico da cidade de Amarante e do Piauí. O casarão, que faz parte das casas da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, ganhou reforma e modernização, e foi reaberto ao público nessa sexta-feira (30) […].
Foram investidos cerca de R$ 383 mil na reforma e modernização. Entre os serviços executados, estão troca de telhado (madeira e telhas), recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de ventiladores e ar-condicionados, restauração de piso, fachada, portas e janelas, paisagismo e instalação de extintores. Na entrada da Casa, um totem foi instalado, contendo um texto que conta um pouco a história do casarão.
Além da reforma na parte física, a modernização inclui uma nova cenografia para a sala de exposições, que ganha novo mobiliário, valorizando o acervo existente na casa. Um dos espaços também vai homenagear o filho ilustre de Amarante, o poeta Da Costa e Silva. Seus poemas ganharão um lugar especial na Casa Odilon Nunes. Dessa forma, o visitante poderá fazer uma visita “guiada por poemas”.
A biblioteca também ganhou mais livros, doados através de uma parceria entre a Secult e a Academia Piauiense de Letras – APL, e mesas de estudo. O auditório foi climatizado e ganhou cadeiras novas. O casarão também ganha uma copa, com fogão, geladeira, e outros itens, para atender as necessidades dos funcionários da Casa.
Fonte: Governo do Estado.

 

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundac
Governo do Estado
Wikipedia


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *