O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, no Amazonas-AM, é parte do cotidiano de cerca de 80 mil pessoas, integrantes de 23 etnias indígenas.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro / AM
Localização: Estado do Amazonas
Abrangência: Local
Livro de Registro de Saberes: Inscr. nº 20, de 11/05/2010
Descrição: O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é entendido como um conjunto estruturado, formado por elementos interdependentes: as plantas cultivadas, os espaços, as redes sociais, a cultura material, os sistemas alimentares, os saberes, as normas e os direitos. Sua inscrição no Livro de Registro dos Saberes foi realizada em 2010. As especificidades do sistema são as riquezas dos saberes, a diversidade das plantas, as redes de circulação, a autonomia das famílias, a sustentabilidade do modo de produzir que garante a conservação da floresta.
Fonte: Iphan.
Descrição: O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é parte do cotidiano de cerca de 80 mil pessoas, integrantes de 23 etnias indígenas, cuja produção e conhecimento resvalam não só para os municípios circunvizinhos como também para o Brasil, como por exemplo, com a disseminação do consumo
da farinha de mandioca. O elemento estruturante deste Sistema Agrícola é a mandioca. No entanto, outros produtos também são amplamente produzidos, dentre vegetais e frutas, como batata doce, milho, abacaxi e cupuaçu, somando mais de 300 variedades de plantas cultivadas. O reconhecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro não é devido apenas pela sua importância para aquelas populações amazonenses, mas também para a valorização e promoção de importantes práticas tradicionais de cultivo e conservação da biodiversidade […].
Fonte: Iphan.
BENS RELACIONADOS:
Amazonas – Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro
Minas Gerais – Sistema de Agricultura Tradicional da Serra do Espinhaço
São Paulo – Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira
FOTOS:
VÍDEOS:
Fonte: Iphan.
Fonte: Iphan.
Fonte: Iphan.
Fonte: Iphan.
MAIS INFORMAÇÕES: