Araguari – Conjunto Colégio Sagrado Coração de Jesus
O Conjunto Colégio Sagrado Coração de Jesus foi tombado pela Prefeitura Municipal de Araguari-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Araguari-MG
Nome atribuído: Conjunto Colégio Sagrado Coração de Jesus
Outros Nomes: Conjunto Arquitetônico do Colégio Sagrado Coração de Jesus – CEMA
Localização: R. Virgílio de Melo Franco, nº 513 – Araguari-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 013/1998
Descrição: No início do século XX, vieram para Araguari, as irmãs da Congregação de Maria, e sem local para iniciarem suas atividades educativas e religiosas, se instalaram nas dependências da Casa Paroquial dessa cidade. Com donativos de “Coronéis” da época, foi possível comprar e reformar uma casa situada na esquina da então Rua Boa Vista, hoje Rua Cel. José Ferreira Alves. Em 14 de abril de 1919, foi inaugurado, com missa solene, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. Em 1930 o Colégio começou a ampliar seu espaço físico. As irmãs construíram um sobrado à Rua Virgílio de Melo Franco, que foi a primeira ampliação do Colégio. Compraram um barracão na Av. Joaquim Aníbal, onde funcionava uma arrozeira. Neste barracão funcionou a capela por muitos anos.
Em 1938, foi construída a Capela Nova, com o auxílio de uma verba concedida pelo prefeito da época e autorizada pela Câmara dos Vereadores. Posteriormente foi construído o Salão Anfiteatro. Compraram em seguida, a Casa Aníbal, na Rua Maricota Santos esquina com Rua Boa Vista. Com essa aquisição, fechou-se o quarteirão, constituindo um grande patrimônio. Depois aos poucos foram feitas as reformas e ampliações. Nos meados da década de 60, extinguiu – se o sistema de internato, reflexo de todas instituições da época com o mesmo estilo. O Colégio representa parte importante do processo de formação da cidade, pois contribuiu de forma valiosa para o enriquecimento cultural da comunidade.
Fonte: Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.
MAIS INFORMAÇÕES:
Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura