Belém – Praça Frei Caetano Brandão


Imagem: Iphan

A Praça Frei Caetano Brandão, em Belém-PA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Praça Frei Caetano Brandão, Ex-largo da Sé; Largo da Sé (Antigo) (Belém, PA)
Localização: Praça Frei Caetano Brandão – Belém-PA
Número do Processo: 739-T-1964
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 07/1964

Descrição: A Praça Frei Caetano Brandão está localizada no centro Histórico da cidade de Belém e remota as origens da capital paraense, surgindo inicialmente como Largo da Matriz, onde foi erguida a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, e depois Largo da Sé. A decisão de erguer a Praça veio por meio da Resolução número 54, de 24 de março de 1899. Pela proximidade com o Forte do Presépio, a Praça foi primeiramente denominada como Praça das Armas, pois abrigava os soldados de Francisco Caldeira Castelo Branco, o fundador da cidade. Na Praça está localizado o Monumento a Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão.
O Monumento a Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão está localizado na área marco do nascimento da cidade de Belém, por abrigar nos arredores construções importantes para origem da capital, como o Forte do Presépio. O contrato para a realização da escultura foi assinado com o artista italiano Domênico de Angelis, que faleceu antes de concluir a sua obra. O trabalho foi finalizado por Enrico Quattrini, em 1899, a escultura foi fundida em uma liga de alumínio e bronze. Em 3 de maio de 1900, no quarto centenário do descobrimento do Brasil, o intendente Antônio José Lemos lançou a pedra fundamental do Monumento, a inauguração aconteceu no dia 15 de agosto do mesmo ano. A cerimônia contou com a presença da população de Belém, do chefe de Estado, Paes de Carvalho, e do bispo Dom Antonio Brandão, além de outras autoridades.
Dom Frei Caetano Brandão foi o sexto bispo do Pará, entre 1783 e 1789. Religioso da Ordem Terceira da Penitência do Seráfico Padre São Francisco, nasceu em Portugal no dia 11 de setembro de 1740. Tornou-se padre aos 19 anos, no dia 28 de novembro de 1759, e foi nomeado bispo do Pará no dia 16 de dezembro de 1782. Conhecido como apóstolo dos enfermos e por suas viagens aos mais longínquos lugares da Amazônia, Frei Caetano Brandão, construiu sua história no Pará vinculada a importantes obras que assistiam aos pobres e aos indígenas, como exemplo o Hospital Senhor Jesus dos Pobres Enfermos que, atualmente ocupado pelo Hospital da Santa Casa, foi inaugurado no dia 25 de julho de 1787 sendo o primeiro hospital em alvenaria do estado; e a Escola de Nossa Senhora do Amparo, construída como resultado de seu empenho, mas só inaugurada no dia 10 de junho de 1804, voltada para meninas indígenas. Em 1789 deixou Belém e no dia 28 de junho de 1790, assumiu a Arquidiocese de Braga em Portugal. Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão morreu aos 65 anos em Portugal no dia 15 de dezembro de 1805.
Disponível em: http://www.monumentosdebelem.ufpa.br/transcodificacao/index.php/monumento/frei.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
IBGE
Fórum Landi
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *