Blumenau – Imóvel à R. XV de Novembro, n° 415


Imagem: Google Street View

O Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 415 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Blumenau-SC por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Blumenau
GPH – Gerência de Patrimônio Histórico

Nome Atribuído: Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 415
Localização: R. 15 de Novembro, n° 415 – Blumenau-SC
Processo de Tombamento: Processo n° 002/2007
Resolução de Tombamento: Decreto n° 8.726, de 17/07/2008
Inscrição no Livro do Tombo: V. 1, n° 1

Descrição: O estilo arquitetônico da edificação é o “Art Deco”, arquitetura predominantemente urbana, que reflete as transformações da sociedade industrial. Em Blumenau ela está associada ao desenvolvimento econômico da cidade em razão do crescimento da atividade industrial, destacando-se as décadas de 1930 a 1950 e da dinamização do comércio.
Dentre as características marcantes do estilo nesta edificação, estão os cantos arredondados juntamente com a valorização dos acessos, relacionados com a posição de esquina da edificação, além dos frisos que são características do estilo, existe ainda a platibanda decorada (streamline) e a sacada de balcão.
A edificação foi construída na década de 1930 para abrigar a filial da “A Capital”, um forte complexo comercial com sedes também em Florianópolis e Lages. Considerado um dos mais completos estabelecimentos de modas, ali eram vendidos produtos de vestuário, calçados entre outros artigos do gênero para uma clientela de todas as idades. Foram os pioneiros em vender roupas prontas/confeccionadas.
No andar superior do prédio funcionava a Rádio PRC-4, pioneira da radiofonia catarinense a Rádio Cultura de Blumenau ficou popularizada como sendo PRC-4. Em 1950 estava instalada na edificação, possuindo sala de controle, gerência, discoteca com aproximadamente 5000 gravações e um transmissor de 1kwt fabricado pela Sociedade Técnica Paulista.
Muitos cidadãos conhecidos na cidade participaram da história desta edificação, como o primeiro “speaker” da rádio o ex-prefeito José Ferreira da Silva e o professor Heriberto Muller, que apresentava duas vezes por semana um programa em língua alemã chamado “A Hora Alemã”.
Também ali esteve estabelecida por longos anos a tradicional loja “Casa Meyer S.A.”. No momento do tombamento a edificação abrigava salas comerciais nos andares superiores e uma loja de artigos populares de preço único no andar térreo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.