Blumenau – Imóvel à R. XV de Novembro, n° 895


Imagem: Google Street View

O Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 895 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Blumenau-SC por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Blumenau
GPH – Gerência de Patrimônio Histórico

Nome Atribuído: Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 895
Localização: R. 15 de Novembro, n° 895 – Blumenau-SC
Processo de Tombamento: Processo n° 006−2007
Resolução de Tombamento: Decreto n° 8.729, de 17/07/2008
Inscrição no Livro do Tombo: V. 1, n° 4

Descrição: O estilo arquitetônico da edificação é o “Art Deco”, arquitetura predominantemente urbana, que reflete as transformações da sociedade industrial. Em Blumenau ela está associada ao desenvolvimento econômico da cidade em razão do crescimento da atividade industrial, destacando-se as décadas de 1930 a 1950 e da dinamização do comércio.
Dentre as características marcantes do estilo nesta edificação estão a articulação de volumes geometrizados e simplificados representados pela sacada semi-embutida que possui porta-janela, a abstração expressa por elementos decorativos em alto relevo juntamente com a composição de linhas definidas e contrastadas. Existe ainda a platibanda decorada (streamline) e as janelas em “chanfro”.
Domingos Manoel de Borba e sua esposa construíram, na década de 1930, a edificação com projeto do arquiteto Gustavo Bleicker conforme projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de Blumenau. O andar térreo foi destinado para as instalações da “Casa Borba” e o andar superior para moradia da família.
A “Casa Borba” era considerada um importante estabelecimento da cidade na comercialização de tecidos e armarinho. Possuía uma variada linha de tecidos, que compreendiam de retalhos vendidos por atacado à casimiras e aviamentos para alfaiates. No momento do tombamento a “Casa Borba” não estava mais em funcionamento e em seu lugar existe o “Centro Comercial Borba”, administrado pela mesma família, que abriga diversos comércios. Com a reurbanização da Rua 15 de Novembro, na década do ano 2000, a edificação teve sua fachada rebatida no piso feito de bloco intertravado de concreto, tipo paver, nas cores cinza claro e cinza escuro.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.