Blumenau – Casarão Scarduelli


Imagem: Google Street View

O Casarão Scarduelli, à R. Bahia, n° 2220, foi tombado pela Prefeitura Municipal de Blumenau-SC por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Blumenau-SC
GPH – Gerência de Patrimônio Histórico

Nome Atribuído: Imóvel à R. Bahia, n° 2220
Localização: R. Bahia, n° 2220 – Blumenau-SC
Processo de Tombamento: Processo n° 020−T−2008
Resolução de Tombamento: Decreto n° 8.830, de 02/12/2008
Inscrição no Livro do Tombo: V. 1, n° 18

Descrição: O Casarão Scarduelli, foi construído para abrigar tanto o uso residencial quanto o comercial. Localizado fora do núcleo original da Colônia, sua implantação na confluência da linha férrea com a rodovia (atual Rua Bahia), coaduna-se com as típicas implantações das casas comerciais das colônias de imigrantes europeus em Santa Catarina. Este tipo de edificação tinha papel fundamental no desenvolvimento das colônias de imigrantes, pois além de estabelecimentos de comércio, muitas vezes também abrigavam outras funções como hospedarias, serviços de comunicação, produção artesanal, entre outros serviços. O bem em questão, foi parte de um importante processo de ocupação desta região do Vale do Itajaí. A técnica construtiva utilizada foi a alvenaria autoportante rebocada, muito comum nas arquiteturas do início do século XX, em áreas mais centrais das colônias, ou em áreas afastadas desde que fora das propriedades de produção rural. A arquitetura apresenta alguns elementos decorativos como esquadrias diferenciadas, cimalhas, mansarda centralizada na fachada, com características que remetem à arquitetura de estilo eclético, que se propagava, no período, por todo o Estado. A estrutura do madeiramento da cobertura, reflete, também, a maneira tradicional da construção de telhados cujo sótão é aproveitável.
Fonte: FCC.

Descrição: A edificação representa a imigração alemã, utilizando a alvenaria de tijolos autoportante como forma de construção. Dentre seus elementos significativos estão o volume/porte, programa arquitetônico, presença de mansarda, telhado de acentuada inclinação. Conforme documento histórico do 1° Ofício do Registro de Imóveis, João Damosceno Pinto Mendonça, João de Sá Pereira e Pedro Christiano Feddersen, que adquiriram a propriedade em 1902. A partir da análise de fotos históricas percebe-se que a edificação que foi construída entre 1913 e 1920, após a inauguração da Ponte Lauro Muller (1913). Ela faz parte do conjunto histórico, arquitetônico e urbanístico da Rua Bahia, compondo um cenário cultural significativo, cujos elementos construídos demarcam a antiga estrutura de ocupação da cidade. A rua Bahia, é em um dos primeiros caminhos coloniais, pois consta no mapa elaborado em 1864, “Karte des bewohnem Theils der Colonie Blumenau Süd-Brasilien”.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.