A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Catedral Metropolitana
Localização: Brasília-DF
Número do Processo: 672-T-1962
Tombamento Aprovado
Descrição: Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é a catedral católica que serve a Brasília, Brasil, e é a sede da Arquidiocese de Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. Foi concluída e dedicada em 31 de maio de 1970. A catedral é uma estrutura hiperboloide construída a partir de 16 colunas de concreto, pesando 90 toneladas cada. Seus vitrais são de autoria da artista plástica Marianne Peretti.
Fonte: Wikipedia.
SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Data do Tombamento: 19/11/1991
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Archdaily
Fundação Oscar Niemeyer
Site da instituição
Luiz Philipe Torelly
Wikipedia