Coronel Xavier Chaves – Capela de Santa Luzia


A Capela de Santa Luzia foi tombada pela Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves-MG
Nome atribuído: Capela de Santa Luzia
Localização: Povoado de Olhos d’água – Zona Rural – Coronel Xavier Chaves-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 930/2004

Descrição: A Capela de Santa Luzia, no povoado de Olhos d’Água, localizada junto à BR 383, é uma referência local e para quem trafega pela rodovia. Apesar de ser singela e estar adaptada em construção não original, sua importância reside emestar em harmonia para com as demais edificações; o que a torna digna de preservação por representar a arquitetura religiosa mais recente, sem nenhuma ostentação. Por sua volumetria, pela implantação do centro do adro, que é em terra batida, pela inserção do alpendre ou copiar dando-lhe caráter religioso e por estar próximo ao trecho da Estrada Real. Pelo aqui exposto, a Capela de Santa Luzia da comunidade de Olhos D’Água, no Município de Coronel Xavier Chaves, merece ser tombada e o tombamento inscrito no livro de Tombos doMunicípio.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Já em 1700 se tinha notícias de moradores na região, os primeiros foram os da família de João Gonçalves de Faria Góes e Lara. Seus filhos e netos fixam moradia nas fazendas próximas: Dois Córregos, Roça Grande e Retiro.
Vindo do Rio de Janeiro, o Major Matheus Mendonça se casa na família já existente e se estabelece no “Retiro”.
Da fazenda do Jacaré município vizinho de Lagoa Dourada, vem o Coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves que se casa na família Mendonça e herda a Fazenda do Mosquito. Sua esposa era Joana de Mendonça Chaves e o Coronel Xavier Chaves era bisneto de Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã caçula de Tiradentes.
Deve se registrar que a Fazenda do Pombal onde nasceu Tiradentes, embora pertencendo ao município vizinho de Ritápolis, dista apenas 08 Km da sede do município de Coronel Xavier chaves.
A Fazenda do Mosquito foi dividida entre os filhos do Coronel Xavier Chaves e nos lotes foram construídas casas para os familiares. Homem, de certa cultura, homeopata, o próprio Coronel fez um traçado urbanístico onde foram construídas 20(vinte) moradias, para familiares, padres e outros. Mandou construir na chamada Rua de Cima, moradias para os trabalhadores em suas propriedades.
O traçado atual da cidade se expandiu tendo o traçado original como referência. Pode se concluir que a cidade nasceu planejada.
Não se conhece a data exata destes acontecimentos, mas presume-se que seja a última década do século XIX. As casas mandadas construir pelo Coronel foram todas de sua propriedade até 1912.
Distrito de Tiradentes, passa a se chamar São Francisco Xavier em 1912. Deve se registrar que em 1943 um abaixo assinado pede a mudança do nome de São Francisco Xavier para “Canoas”, nome de uma fazenda vizinha, mas por mal entendido por ter sido grafado em letra tosca, o edital traz o nome de “Coroas”, como é chamada a cidade até hoje em toda a região.
Com a emancipação pela Lei 2764 de 30/12/1962, o município passa a se chamar Coronel Xavier Chaves.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *