Cuiabá – Casa Barão de Melgaço
A Casa Barão de Melgaço, na cidade de Cuiabá-MT, foi inaugurado em 1802, para o Almirante Augusto João Manoel Leverger, Barão de Melgaço.
SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Casa Barão de Melgaço
Localização: R. Barão de Melgaço, n° 3.684 – Centro – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 13/98, de 8/6/1998
Descrição: Imóvel inaugurado em 1802. O Almirante Augusto João Manoel Leverger, o Barão de Melgaço chega a Cuiabá em 1.830 e faz da casa sua residência. Após o falecimento do Barão em 1.880, a herdeira do mesmo doa a casa para sua sobrinha que, em 1.926, tem o imóvel desapropriado pelo Estado. Em 1.931 o Estado de Mato Grosso doa o bem para a sede do Instituto Histórico e Geográfico e a Academia Mato-grossense de Letras.
Fonte: Governo do Estado.
Descrição: O prédio que abriga o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e a Academia Mato-grossense de Letras, foi construído entre 1775 / 1777, segundo pesquisa feita em mapa do período. Nela morou, a partir de 1843, o Barão de Melgaço, militar e intelectual francês, que foi Presidente de Província de Mato Grosso, profundamente integrado à cultura mato-grossense. A restauração incluiu o prédio, o antigo restaurante universitário, inaugurado na década de 60, e o pátio comum aos dois. A Casa Barão de Melgaço é um prédio no estilo colonial, construído na antiga Rua do Campo, hoje Barão de Melgaço. Sua marca principal é a fachada e os altos relevos no entorno de seus janelões de madeira, as paredes construídas em adobe e o telhado em estilo colonial da época. Tombada pelo Patrimônio Histórico, através da Portaria nº. 13/98, publicada em Diário Oficial em 08 de junho de 1998, foi revitalizada em 2006.
Fonte: Secult-MT.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT