Cuiabá – Cine Teatro Cuiabá


Imagem: Google Street View

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 1942 e fazia parte das “obras oficiais” do Estado Novo. Estilo art-decó e capacidade para 600 pessoas.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Cine Teatro Cuiabá
Localização: Av. Pres. Getúlio Vargas, n° 161 – Centro – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 31/84, de 10/9/1984

Descrição: O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942, durante o governo de Júlio Strübing Muller e fazia parte do conjunto de “obras oficiais” do Estado Novo. Com seu estilo arquitetônico art-decó e uma capacidade para 600 pessoas, a partir desta data o Cine Teatro Cuiabá ocupou-se de oferecer à sociedade matogrossense, uma programação diversificada de filmes e peças teatrais nacionais. Esse espaço cultural recebeu renomados artistas brasileiros daquele período, como exemplo, o primeiro filme exibido foi “A noiva veio como encomenda” da Warner Bros, estrelado por Bety Davis e James Cagney.
A construção do Cine Teatro Cuiabá deu à capital matogrossense uma nova e importante conotação no aspecto social, cultural e econômico do Estado. Tornou-se o principal ponto de encontro da sociedade cuiabana nas décadas de 50 e 60 com seu salão de chá, cinema e teatro, o que proporcionava à população em geral, um novo referencial em entretenimento. Serviu também como referência da circulação pela capital de ilustres autoridades nacionais como políticos, empresários e artistas e pode ser alvo de um volumoso fluxo de espetáculos e atividades artísticas por varias décadas o que o colocou como elemento de contribuição político-social para a permanência da cidade de Cuiabá como capital de Mato Grosso.
Em 1984 ocorre o seu tombamento, definindo-o como patrimônio histórico e artístico do cenário arquitetônico de Mato Grosso. O Cine Teatro Cuiabá é patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura, doando à extinta Fundação Cultural de Mato Grosso pelo Governo do Estado. É constituído como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tombado pela Fundação Cultural de Mato Grosso. O Cine Teatro Cuiabá, se estabeleceu como um centor das atividades culturais cuiabanas por mais de 55 anos e mesmo sendo um marco da evolução sócio-cultural da capital, foi arrendado por várias vezes e a partir de 1996, ficou fechado por quase 12 anos.
Após uma grande reforma que manteve as características arquitetônicas da época de sua construção, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – SEC e da Secretaria de Estado de Infra-estrutura – Sinfra, devolve à sociedade Cuiabá, o centro cultural que marcou a história de Cuiabá com a exibição de inúmeras produções cinematográficas e teatrais por várias décadas.
O Cine Teatro Cuiabá teve as suas portas reabertas no dia 21 de maio de 2009 e contou com a presença de inúmeras autoridades mato-grossenses na sua reinauguração. Além da presença musical da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso e da exibição de um documentário sobre a sua história.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Portaria de Tombamento Nº. 31/84 e publicada no D. O. 10/09/84.
Construído em 1942, o Cine Teatro Cuiabá, insere-se no processo de modernização urbana da região central da Capital e funcionou e atendeu ao público durante mais de 50 anos, na exibição de filmes. Registra-se que não funcionava apenas como sala de cinema, mas também em programas de auditório, que ocorriam semanalmente, onde se celebrizaram nomes ligados à cultura cuiabana, a exemplo de Jercy Jacob.
Com o fechamento do Cine Teatro Cuiabá, em meados dos anos 1990, após décadas de funcionamento, provavelmente provocado pela falta de público e pela “invasão” da TV e vídeos nos lares como veículos de entretenimento, e a desvalorização da área central da Capital, a sociedade cuiabana perdeu um grande espaço de lazer cultural.
A partir de 2005 deu-se início à recuperação do cine teatro, que encontrava-se em situação de eminente necessidade de obras de revitalização. Em 2009 o governo do Estado de Mato Grosso entregou à sociedade cuiabana o Cine Teatro Cuiabá totalmente recuperado, com palco readequado, sistemas de som, acústica e ar condicionado totalmente refeitos.
Contemporaneamente é o espaço cultural mais utilizado no Estado de Mato Grosso, recebendo espetáculos nacionais, regionais de toda natureza, buscando atender uma demanda necessária ao setor.
Fonte: Secult-MT.

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.