Cuiabá – Clube Esportivo Dom Bosco


Imagem: Google Street View

O Clube Esportivo Dom Bosco foi tombado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT
SMCET – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Nome Atribuído: Clube Esportivo Dom Bosco
Localização: R. Diogo Domingos Ferreira – Bairro dos Bandeirantes – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Lei n° 2.996, de 09/07/93

Descrição: É um clube brasileiro de futebol da cidade de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. É o mais antigo do Estado, tendo sido fundado no dia 4 de janeiro de 1925. Suas cores são azul e branca. Seu mascote é o Leão da Colina. Manda seus jogos atualmente na Arena Pantanal.
Dom Bosco (o time mais antigo do Mato Grosso) e Mixto (o time com a maior torcida do Estado) fazem o grande ‘derby’ de Cuiabá. O encontro entre eles é conhecido como “Clássico Vovô”, por ser o clássico mato-grossense mais antigo.
Na história do Estadual – pós-divisão – tem apenas um título, conquistado em 1991. Em 2006, amargou o vexame de ser rebaixado para a Segunda Divisão. Mas, por decisão da Federação Mato-grossense de Futebol, o campeonato da ‘segundona’ não foi disputado e o Azulão foi mantido na divisão principal, assim como o Sorriso Esporte Clube, que também fora rebaixado no ano anterior. A partir de 2007 se licenciou e não disputou mais o Campeonato Estadual.
O clube conta com várias personalidades como torcedores ilustres, pois o Dom Bosco possui uma sede social que em tempos anteriores abrigavam grandes bailes e eventos sociais que atraíam as celebridades locais.
Lembrando que sempre foi um clube onde os frequentadores eram considerados da elite Cuiabana, cujo sua sede social se localiza no centro da capital mato-grossense que já foi a melhor estrutura dentre os clubes do estado, hoje em dia está abandonada e ruindo pelas más administrações dos passado.Teve sua estreia no Campeonato Matogrossense de Futebol em 1943 quando fora goleado pelo Mixto Esporte Clube por 5×1 no antigo Estádio do Comercial.
O clube retirou a licença do futebol em 2014, quando retornou aos gramados em 23 de julho daquele ano e foi campeão do Matogrossense da 2ª Divisão. Retornou à elite do futebol de MT em 2015.

Hinos do clube (popular)
Composto por Benjamin Ribeiro e cantado pela Turma do Morro, tem a seguinte melodia:

Salve, salve, o Clube Dom Bosco
Salve o Clube da Colina
A vitória está conosco
E a torcida está por cima
Salve, salve, o Clube Dom Bosco
Salve o Clube da Colina
A vitória está conosco
E a torcida está por cima
O Dom Bosco é tradicional
Seu clube não tem rival
Cartão de visita da cidade
E tem a autoridade para ser o maioral
Fonte: Rede Social fã Clube.

Histórico do município: A cidade de Cuiabá foi fundada oficialmente no dia 08 de Abril de 1719.
A história registra que os primeiros indícios de Bandeirantes paulistas na região, onde hoje fica a cidade, datam de 1673 e 1682, quando da passagem do bandeirante Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, no ponto onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá, localidade batizada de São Gonçalo.
Em 1718, chega ao local, já abandonado, a bandeira do paulista de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral, que depois de uma batalha perdida para os índios coxiponés, viu-se compensado pela descoberta de ouro, passando a se dedicar ao garimpo.
Em 08 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Em 1726, chega à região o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal. No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Rapidamente, contudo, as lavras de ouro se mostraram menores que o esperado, o que acarretou o abandono do local por parte da população. Mas, um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835 (antes a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade).
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá). Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Rede Social fã Clube
Ederson Brandão Duarte


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.