Cuiabá – Igreja de Nossa Senhora da Penha de França


Imagem: Governo do Estado

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, na cidade de Cuiabá-MT, foi construída em 1721. Foi a primeira da cidade.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Penha de França
Localização: Av. Principal – Distrito do Coxipó do Ouro – a 20km da cidade – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 032/2010, de 19/7/2010

Descrição: A história de Mato Grosso e de Cuiabá tem sua origem na região do Coxipó do Ouro onde em 21/02/1721 levantaram a primeira igreja, em homenagem a Nossa Senhora da Penha da França e foi celebrada a primeira missa, pelo Padre Jesuíta Jerônimo Botelho. Foi o maior passo além do tratado de Tordesilhas.
[…]
Nesse local, onde acampou a bandeira de Pascoal Moreira Cabral, fundou-se o primeiro arraial, próximo ao lugar denominado São Gonçalo Velho, pouco abaixo da barra do Coxipó.
Perdida a batalha, aguardando reforços, os paulistas começaram a analisar o terreno pois já era sabido de que a região era rica em ouro, desta feita puseram-se a garimpar e mesmo sem as ferramentas apropriadas encontraram ouro em abundância. Os paulistas, que já não ligavam para roça recém plantada e nem queriam mais prear índios, se renderam ao brilho do ouro.
Espalhou-se a notícia da descoberta das Minas do Cuiabá, novas bandeiras se formavam e outros paulistas vinham e se dedicavam exclusivamente a extração do ouro, e foram subindo o Coxipó e seus alfuentes, foram se espalhando pelas regiões vizinhas, abandonaram o arraial primitivo e se agruparam em Forquilha, já na confluência do Rio Mutuca com o Coxipó. Lá levantaram a primeira igreja, em homenagem a Nossa Senhora da Penha da França e celebraram a primeira missa, foi o maior passo além do tratado de Tordesilhas.
Pascoal Moreira Cabral retorna com sua bandeira para o antigo acampamento em São Gonçalo Velho lá se encontra com Miguel Sutil e nova corrida do ouro começa o acampamento virou um fervilhar de pessoas e a manutenção da ordem e ocupação do lugar exigiu que Pascoal Moreira Cabral, juntamente com alguns bandeirantes, registrasse o lugar oficialmente e lavra-se a ata de fundação do Arraial de Cuiabá, em 08 de abril de 1719.
Fonte: Assembleia Legislativa.

MAIS INFORMAÇÕES:
Assembleia Legislativa
Notícia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.