Cuiabá – Igreja Nossa Senhora da Guia de Várzea Grande
A Igreja Nossa Senhora da Guia, na cidade de Cuiabá-MT, foi inaugurada em 1892 e é um dos marcos da fundação de Várzea Grande.
SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Igreja Nossa Senhora da Guia
Localização: Av. Filinto Muller, n° 1420 – Várzea Grande – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria de 1992
Descrição: Nossa Senhora da Guia é Padroeira da cidade de Várzea Grande, segundo município mais populoso do Estado de Mato Grosso. A devoção à Santa teve início em 1800 e reúne multidões de católicos que comemoram a tradição de março a maio de cada ano.
Dados históricos demonstram que a imagem original de Nossa Senhora da Guia chegou a Mato Grosso por uma família portuguesa, que veio a cidade de Poconé (MT) em 1830 para trabalhar na extração de ouro. De 1864 a 1870, ocorria a Guerra do Paraguai e Várzea Grande (MT) se tornou um acampamento que serviu de prisão para cidadãos paraguaios.
Em 15 de maio de 1867, com o primeiro nome de Acampamento Couto Magalhães, Várzea Grande foi oficialmente constituída e se formaram três castas da sociedade formada por soldados, prisioneiros paraguaios e vaqueiros.
Nesta época, uma paraguaia refugiada que residia com a família em Várzea Grande, ganhou de presente dos portugueses a imagem de Nossa Senhora da Guia. O esposo da paraguaia era vaqueiro na fazenda dos portugueses em Poconé e, ao irem embora para o Rio de Janeiro, os portugueses deixaram com aquela família devota a imagem da Santa.
Pela fé daquela família, todo o povoado passou reconhecer a Santa como protetora. Nossa Senhora da Guia ganhou centenas de devotos.
Em homenagem a Santa, em 1890, por meio de um mutirão, foi iniciada a construção da capela de Nossa Senhora da Guia (localizada até hoje próximo ao terminal de ônibus André Maggi). A cidade de Várzea Grande começou a se formar com ruas, casas, bairros e edifícios no entorno.
Com o fim da construção, em 1892, foi rezada a primeira missa em homenagem a Nossa Senhora da Guia e, a partir daí, a passagem do rio entre a capital Cuiabá e Várzea Grande se intensificou com as tradicionais procissões, quermesses e bandeiras para a Santa, que tomaram força com a devoção do povo que cresceu junto com a cidade. Já naquela época, teve início a Festa de Nossa Senhora da Guia.
Várzea Grande nasceu de uma multiplicidade de povos e etnias que fazem parte da história do Estado e a Festa de Nossa Senhora da Guia representa um trecho importante da formação do povo da região da baixada cuiabana.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A igreja inaugurada em 1892 é um dos marcos da fundação de Várzea Grande. Foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso em 1992.
Fonte: Rede social da instituição.
MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-MT
achei muito bonito.