Cuiabá – Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho


Imagem: Mateus Hidalgo

A Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, na cidade de Cuiabá-MT, no alto do Morro do Seminário, foi construída no século XVIII.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho
Localização: R. Clóvis Huguenei, n° 98 – D. Aquino – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 47/77, de 13/10/1977

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho está localizada no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminário da Conceição, em Cuiabá. Foi uma das primeiras a serem construídas no município, ainda no século XVIII. A construção atual, entretanto, com características neogóticas, data de 1918 e foi erguida durante o governo estadual de Dom Francisco de Aquino Correia, que também era arcebispo de Cuiabá na época. Tombada, juntamente com o Seminário da Conceição, pela SEC-MT em 1977, passou por processo de reforma recentemente, tendo sido reaberta em 2004. Em 1994, a Lei 3.265, declarou a Igreja como “Símbolo Cuiabano de Tradição e Cultura” do Município de Cuiabá (Fonte: ROMANCINI, 2008).
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Portaria de Tombamento Nº. 47/77 e publicada no D. O. 13/10/77
Sua concepção nasceu de diálogos do Frei Ignácio Gau e do engenheiro Georges Mousnier, Conde de Manoir, responsável pela edificação de vários templos na América do Sul. A intenção era a de um estilo que evocasse as igrejas da França, país de origem dos idealizadores, projetistas e construtores. Em 08 de setembro de 1918 foi lançada a pedra fundamental do suntuoso templo que obedeceria ao estilo neogótico, à semelhança da Notre Dame, de Paris. Entre as autoridades, estava o presidente do Estado de Mato Grosso, Bispo D. Francisco de Aquino Corrêa, que três anos depois fez questão de fazer a fotografia oficial de sua posse no Arcebispado em frente à Igreja em construção. Na fachada com torre central quadrangular, se destaca uma rosácea encimada por arco trilobado. Arcobotantes nas laterais com galeria e florões no topo, uma moldura ogival sobrepõe-se ao grande portal de entrada confeccionado por Vicente Gaeta, exímio carpinteiro italiano radicado em Cuiabá. A Igreja e todo o seu complexo arquitetônico foi o primeiro bem imóvel tombado pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Secult-MT.

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *