Cuiabá – IOMAT


Imagem: Governo do Estado

A IOMAT, Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, na cidade de Cuiabá-MT, foi a primeira Imprensa Oficial do Centro Oeste brasileiro.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Iomat – Imprensa Oficial de Mato Grosso (Ganha Tempo)
Localização: R. 13 de Junho, n° 431, esquina com Trav. Desemb. Lobo e com Av. Ten. Cel. Duarte – Praça Ipiranga – Centro – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° dez/98, de 8/6/1998

Descrição: Os registros históricos disponíveis permitem a conclusão de que a Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso foi a primeira Imprensa Oficial do Centro Oeste brasileiro e o primeiro órgão criado pela administração mato-grossense a nível regional. Rememorando-se estes registros, a história da imprensa brasileira retrocede a 6 de julho de 1747, quando foi assinada a carta régia que proibia a impressão de jornais e livros no Brasil colônia, sob pena de confisco e degredo. A vinda da família real para o Rio de Janeiro possibilitou a revogação da mencionada carta régia, cabendo ao próprio Dom João VI a assinatura do decreto que criou a Impressão Régia, a 13 de maio de 1808. Desta maneira, foi assentada a base gráfica para que circulasse o primeiro órgão da imprensa brasileira, a “GAZETA DO RIO DE JANEIRO”, no dia 10 de setembro de 1808. Embora distante, a Província de Mato Grosso, exemplificando o ótimo nível cultural a que havia chegado, foi à primeira em todo o Centro-Oeste a fazer funcionar a sua Imprensa Oficial. Sabe-se que o primeiro jornal da região foi “A MATUTINA MEYAPONTENSE”, que existiu de 5 de março de 1830 a 24 de maio de 1834, no arraial de Meyaponte, hoje Pirenópolis, em Goiás. Acontece que “A MATUTINA MEYAPONTENSE” era editado pela Typographia de Oliveira, de propriedade do comendador Joaquim Alves de Oliveira. Durante o governo do Dr. José Antonio Pimenta Bueno a Província de Mato Grosso adquiriu uma tipografia através de subscrição popular, ficando a mesma subordinada administrativamente à Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso. Para se ter uma idéia da importância dada à mencionada tipografia, recorda-se que ela foi adquirida em 1838, pouco mais de três anos após a instalação da Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso e 36 anos antes da solenidade de implantação do Tribunal de Relação da Província de Mato Grosso, hoje Tribunal de Justiça do Estado, no dia primeiro de maio de 1874. Ao fazer funcionar a primeira Imprensa Oficial do Centro-Oeste, a Província de Mato Grosso assegurou a circulação do primeiro órgão da imprensa mato-grossense, o jornal “THEMIS MATTOGROSSENSE”, no dia 14 de agosto de 1839. (Fonte: IOMAT/MT)
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.