Cuiabá – Mercado do Peixe


Imagem: Google Street View

O Mercado do Peixe, na cidade de Cuiabá-MT, abriga o Museu do Rio. Construído pela PRODECAP, numa área de 26.480 mil m2.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Mercado do Peixe
Outros Nomes: Mercado do Porto
Localização: Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff” – Av. Beira Rio, s/n – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 26/83, de 13/6/1983
Uso Atual: Museu do Rio

Descrição: O Mercado Varejista Antonio Moisés Nadaf ou simplesmente Mercado do Porto, encontra-se zona urbana do município de Cuiabá, foi entregue oficialmente a comunidade pelo prefeito José Meirelles, em 17 de fevereiro de 1995.
Construído pela Companhia de Progresso e Desenvolvimento da Capital (PRODECAP), numa área de 26.480 mil metros quadrados, no local denominado popularmente como “Campo do Bode”, com uma estrutura coberta de 6.182 mil metros quadrados abrigando 480 boxes, sendo 30 para açougues, 28 para o comércio de peixes, 16 para frios/frangos, 16 para condimentos/queijos e doces e 308 para hortigranjeiros, e 3 edificações cobertas contendo 14 lanchonetes.
Até o início da década de 1970, a Feira do Porto ficava no largo em frente ao Arsenal de Guerra, mas com a enchente de 1974 a feira foi transferida para a área do atual Museu do Rio e Aquário Municipal, antigo mercado do peixe.
O Mercado do Porto no “Campo do Bode” foi entregue aos feirantes no dia 10 de fevereiro de 1995, pelo antigo prefeito e atual governador na época, Dante de Oliveira e pelo secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, José Afonso Portocarrero. (Fonte: Mercado do Porto)
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Portaria de Tombamento Nº. 26/83 e publicada no D. O. 13/06/83
O Mercado do Peixe no Porto, era antigo ponto de chegadas e partidas de Cuiabá. No início o Rio Cuiabá era a uma das vias de ligação entre a Capital e as outras regiões do Brasil, via Bacia do Prata. Desde o século XVIII, o Rio Cuiabá abriga em suas margens populações de origens indígena, luso-brasileira e negra, criando um modo de ser bastante peculiar, ao longo destes últimos 286 anos.
Construído em 1899, o Mercado do Peixe perdeu ao longo do tempo suas características originais. Recuperado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá em 1999, ano em que completou centenário de sua construção, o imóvel passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá “Hid Alfredo Scaff”, comerciante de renome da região do porto, que tem sua história ligada àquela comunidade.
O Mercado foi restaurado dentro de um projeto de revitalização daquela área, e hoje funciona como espaço para práticas culturais, shows, oficinas e cursos, exposições diversas e o carnaval cuiabano, que acontece nas imediações. A iniciativa vem contribuir para a recuperação da memória do bairro do Porto e da população ribeirinha do rio Cuiabá.
Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Museu do Rio Cuiabá possui linhas de ação que garantem sua efervescência cultural e vem se transformando em pólo criador e articulador de vivências e pesquisas sobre a arte e a cultura popular mato-grossense.
Fonte: Secult-MT.

TOUR VIRTUAL

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.