Cuiabá – Mixto Esporte Clube [DEMOLIDO]
O Mixto Esporte Clube foi tombado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT
SMCET – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Nome Atribuído: Mixto Esporte Clube (demolido)
Outros Nomes: Estádio José Fragelli, Verdão
Localização: Av. Getúlio Vargas – Bairro Centro-Norte – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Lei n° 2.996, de 09/07/93
Construção: O novo estádio, com capacidade prevista para 55 mil pessoas e projeto arquitetônico de Silvano Wendel, iria substituir o acanhado Estádio Presidente Dutra, em que cabiam apenas 7 mil. Iniciado em 1973, o Verdão foi motivo de duras críticas à administração do governador José Fragelli, mas teve o apoio do presidente da CBD João Havelange. Orçado em Cr$ 1.200.000,00, conseguidos com a alienação de 2 milhões de hectares no norte do estado para o Senado Federal, a obra se iniciou em 1974 na administração Fragelli, e seria concluída em 1976, sob o sucessor José Garcia Neto.
Inauguração: No dia 12 de março de 1975, a equipe do Fluminense e a Seleção de Cuiabá se enfrentaram na partida que comemorava a conclusão parcial das obras, quando na oportunidade a equipe de Cuiabá entrou para a história balançando pela primeira vez as redes do “Verdão”. No ano seguinte, 8 de abril, o estádio era finamente concluído com a presença do Flamengo e um quadrangular entre os clubes da capital, Mixto, Operário e Dom Bosco, assistido por mais de 44 mil torcedores.
Em 34 anos de história, o Verdão abrigou cinco jogos da Seleção Brasileira de Futebol: Brasil x Suiça em 1981; Brasil x Equador em 1989; Brasil x Finlândia, em 1992 e Brasil x Islândia, em 2002.
Copa de 2014: Em 2009, o Verdão já havia sido interditado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por falta de segurança. Os responsáveis pela campanha de Cuiabá para sediar a Copa de 2014 inspecionaram o Verdão e descobriram problemas estruturais que fizeram o projeto prever a demolição do estádio para construir um novo, a Arena Pantanal. Em maio de 2010, com Cuiabá já escolhida como uma das 12 sedes da Copa, a demolição do Verdão foi iniciada, tendo terminada a maior parte em junho. A última parte do Verdão a ser demolida foi a bilheteria 4, que dava acesso à arquibancada descoberta, em outubro de 2013.
Foi demolido no ano de 2010 para dar lugar à Arena Pantanal, um novo estádio para ser utilizado na Copa de 2014.
Fonte: Wikipedia.
Histórico do município: A cidade de Cuiabá foi fundada oficialmente no dia 08 de Abril de 1719.
A história registra que os primeiros indícios de Bandeirantes paulistas na região, onde hoje fica a cidade, datam de 1673 e 1682, quando da passagem do bandeirante Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, no ponto onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá, localidade batizada de São Gonçalo.
Em 1718, chega ao local, já abandonado, a bandeira do paulista de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral, que depois de uma batalha perdida para os índios coxiponés, viu-se compensado pela descoberta de ouro, passando a se dedicar ao garimpo.
Em 08 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Em 1726, chega à região o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal. No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Rapidamente, contudo, as lavras de ouro se mostraram menores que o esperado, o que acarretou o abandono do local por parte da população. Mas, um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835 (antes a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade).
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá). Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.
Fonte: IBGE.
MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia