Florianópolis – Festa do Divino Espírito Santo do Centro


Imagem: Arquidiocese

A Festa do Divino Espírito Santo do Centro de Florianópolis-SC foi criada em 1775 e é realizada anualmente desde então.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Festa do Divino Espírito Santo do Centro de Florianópolis
Localização: Irmandade do Divino Espírito Santo – Centro – Florianópolis-SC
Livro das Formas de Expressão

Descrição: Criada em 1775 e realizada anualmente desde então, de maneira ininterrupta, a Festa reflete as tradições culturais dos povoadores açorianos da Ilha de Santa Catarina e em todo o litoral catarinense. A manifestação atravessou dois séculos por meio da Irmandade do Divino Espírito Santo e é considerada um dos eventos religiosos cristãos mais importantes, dentre muitos praticados no Estado. A Irmandade sempre manteve o período de ocorrência da Festa durante o Pentecostes, cuja data mais relevante se dá exatamente 50 dias depois do domingo de Páscoa e a sete dias do ato litúrgico da Ascensão de Jesus; é o domingo de Pentecostes. Neste dia, ocorre a coroação do Imperador, figura onipresente em todas as festas do Divino, e a missa solene da coroação.
Fonte: FCC.

Descrição: Segundo refere à tradição, as festas populares em honra ao Divino Espírito Santo foram introduzidas em Portugal no ano de 1296, após o casamento do Rei Dom Diniz com a Rainha Santa Isabel de Aragão. A festa teve como berço a cidade de Alencar, sendo atribuída a sua instituição à própria Rainha. A partir daí se espalhou para todo o Império Português. Implantou-se, sobretudo, no Arquipélago dos Açores.

Em meados do século 18, os açorianos atravessaram o Atlântico e trouxeram às terras de Santa Catarina os sonhos, conhecimentos e tradições. O açoriano transportou no coração a religiosidade, a fé e o culto ao Divino Espírito Santo. Uma tradição secular que representa, hoje, a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense: a festa do Divino Espírito Santo.

Florianópolis e vários outros municípios do litoral realizam essa festividade que é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

A Comunidade de São José, que abriga uma das mais antigas festas, teve o reconhecimento da Câmara de Vereadores como um bem intangível da sociedade josefense, destacando o interesse de sua realização.

De 27 a 29 de maio, acontece a 167ª Festa do Divino Espírito Santo, em São José. Desde 1851 a Paróquia celebra a festa, preservando e cultivando a riqueza histórica de uma tradição sócio-cultura-religiosa, trazida pelos açorianos à Santa Catarina.
Fonte: Arquidiocese.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *