Governador Celso Ramos – Igreja de Nossa Senhora da Piedade


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Governador Celso Ramos-SC, foi tombada por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Piedade e ruínas adjacentes
Localização: Armação da Piedade – Governador Celso Ramos-SC
Número do Processo: Nº 001/83
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.458, de 23/11/2001

Descrição: A armação de baleias estabeleceu-se em Armação da Piedade com Thomé Gomes Moreira, em 1741, juntamente com mais sete negociantes, que fizeram um contrato de arrematação com a Coroa Portuguesa por 12 anos. Foi nesse período que se levantou a Armação da Piedade, próxima à ponta norte da Ilha de Santa Catarina, onde, segundo Lucas A. Boiteux, em 18 de novembro de 1745/46, benzeu-se a Capela. Nas suas adjacências há ruinas, ainda hoje, do que teriam sido, segundo a história oral, construções utilizadas na atividade de extração e da antiga casa do Vigário.
Fonte: FCC.

Descrição: A Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro de Armação da Piedade, começou a ser construída em 1738 e concluída em 1745. Em estilo colonial português, mantém as características das igrejas setencentistas, com frontão triangular.

Tombada pelo Estado, é tida como a primeira igreja edificada em Santa Catarina, no século XVIII, ainda utilizando óleo de baleia na argamassa, e localizada ao lado das ruínas da antiga Armação da Piedade.
Em 1839, a Armação da Piedade foi incorporada à Marinha. Atualmente é núcleo de pescadores que conservam principalmente aspectos tradicionais da pesca artesanal.
Fonte: Prefeitura Municipal

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Arquidiocese
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *