Guaranésia – Monumento em Homenagem à Dona Sinhá


Imagem: Prefeitura Municipal

O Monumento em Homenagem à Dona Sinhá foi tombado pela Prefeitura Municipal de Guaranésia-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Guaranésia-MG
Nome atribuído: Monumento em homenagem à Dona Sinhá
Outros Nomes: Busto em homenagem à Dona Sinhá (sra. Margarida Augusta Ribeiro Alves)
Localização: Praça D. Sinhá – Centro – Guaranésia-MG
Decreto de Tombamento:Decreto n° 988/2001(Revogado) D.1791/2015

Descrição: Margarida Augusta Ribeiro “Dª. Sinhá”, nasceu em Guaranésia a 23 de novembro de 1876, na fazenda dos Macedos, filha de Geraldo ribeiro do Valle e Francisca de Paula Ribeiro, fundadores da Fazenda Onça. Dotada de viva inteligência e grande coração, foi pródiga benfeitora da terra que a viu nascer. Casou-se, a primeira vez a 20 de fevereiro de 1892, aos dezesseis anos, com Dr. Arnaldo Pereira da Silva Lima, médico, natural de Salvador, que faleceu em fevereiro de 1922. Tiveram três filhos. Suas segundas núpcias em Guaranésia, a 5 de junho de 1911, com Dr. Alberto José Alves, que nasceu em 1881, natural de Alfenas/MG e faleceu em 1970. Tiveram dois filhos.Dª Sinhá, morreu em 05/07/1949, mas antes de partir trabalhou, arduamente, para o desenvolvimento de Guaranésia, com obras assistenciais.
Foi acionista das Casas Mappim, em São Paulo, benfeitora do Asilo e Posto de Puericultura de Guaranésia, para a Santa Casa de Misericórdia, doou equipamentos para auxiliar no tratamento e diagnóstico de doenças , e por isso recebeu uma sala na dita casa, em seu nome. Seu segundo marido era o proprietário da Casa Bancária Pereira & CIA e também da Fábrica de Tecidos Santa Margarida (que pertencia a família de Dª. Sinhá).
Dª. Sinhá, era irmã de Cel. Francisco de Paula Ribeiro, ambos receberam grande homenagem de seu povo, que resolveram eternizar suas memórias nesta terra, construindo para cada um, uma Herma. Em novembro de 1957, foi erigida a Herma de Dª. Sinhá, concebida pelo seu sobrinho Sr. João ribeiro do Valle, antigo projetista da Prefeitura Municipal.
A pedra, granito, usado para este monumento foi recomendado em São José do Rio Pardo/SP. Segundo o Sr. João Ribeiro do Valle, a praça Dª. Sinhá, anteriormente era chamada de Praça João Pessoa e possuía belas e frondosas mangueiras que saciavam o desejo dos moleques que subiam em seus galhos para saborear essas frutas deliciosas. Então na administração do Dr. João bento Ribeiro do Valle foi decidido que as mangueiras seriam cortadas para que a praça pudesse abrigar um novo traçado.
No decorrer das obras de reforma, as pedras destinadas à fazer o mosaico tipo Copacabana, que iria dar harmonia ao piso, acabou. A filha de Dª. Sinhá, veio em socorro, oferecendo a sua ajuda na compra das pedras portuguesas faltantes para completar a obra, sugerindo que a praça recebesse o nome da mãe. Em novembro de 2007 o bem sofreu um ato de vandalismo e teve seu medalhão de cobre roubado e no final de 2008 foi substituído por uma réplica em alumínio com banho em pátina de bronze.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: No início do século XIX, o Rio Canoas, que banha o município de Guaranésia, era conhecido como rio das Capivaras, por causa da grande quantidade existente desse animal em suas águas. Nessa época, às margens do rio, foi construído um rancho onde se estabeleceu o proprietário José Maria Ilhoa, conhecido pelo apelido de Canoas. Em função desse apelido, o curso d′água passou a ser chamado Rio do Canoas. O proprietário das terras construiu uma capela em homenagem à Santa Bárbara, ao redor da qual surgiu um povoado, conhecido pelo nome de Santa Bárbara das Canoas.
O povoado de Santa Bárbara das Canoas foi elevado à categoria de distrito, subordinado ao município de Jacuí, em 1839. Após 34 anos, a localidade foi elevada a cidade, com o nome de Guaranésia, em 1901. Essa denominação deriva do tupi-guarani e significa pássaro da ilha.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *