Ibiraci – Conjunto Paisagístico da Ponte dos Peixotos


Imagem: Google Street View

O Conjunto Paisagístico da Ponte dos Peixotos foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ibiraci-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ibiraci-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico da Ponte dos Peixotos (sobre o rio Grande)
Localização: Rod. MG 058 – Zona Rural de Ibiraci – Ibiraci-MG
Decreto de Tombamento:Decreto n° 2896/2008

Histórico do município: Segundo a tradição, os primeiros moradores do atual município teriam vindo em época não apurada, fugidos da justiça portuguesa, aí se radicando definitivamente. Já em princípios do século XVIII, as terras de Ibiraci possuíam diversas fazendas, com seus senhores e escravos. Nesta época, as principais pessoas da região resolveram erigir sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, uma igreja, nas proximidades do atual povoado de Aterradinho, mas as dificuldades surgiram pela falta de água para a construção. Consegui-se então de D. Faustina Maria das Neves, a doação de um terreno, isto no ano de 1819, iniciando-se a construção do templo, e sendo encarregado, o tenente João Felizardo Cintra, considerado, pela tradição, como o fundador da cidade.
A construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Aterrado foi o núcleo inicial a congregar os fazendeiros da região, de onde surgiu a povoação.
O topônimo Ibiraci, é de origem indígena, podendo ser traduzida por ‘mãe da árvore’. Desconhece-se as razões que teriam determinado a troca do topônimo de Dores do Aterrado para Ibiraci.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Notícia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *