Ibituruna – Igreja Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ibituruna-MG, construída no séc. XVII por escravos. Toda de terra brocada, não tem tijolos em sua composição.

Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Localização: Praça dos Bandeirantes, s/n – Centro – Ibituruna-MG
Decreto de Tombamento:Decreto n° 009/2006

Descrição: Belíssima estrutura construída no séc. XVII por escravos. Toda de terra brocada, não tem tijolos em sua composição. Passou por processo de restauração, conservando todas as suas características originais. O altar, o trono, é de madeira maciça, toda trabalhada com características coloniais. As escadarias são da época, não ocorreram modificações, mantendo assim sua bela estrutura com molduras e balaústres trabalhados nos coros. É de grande importância, pois remonta as dificuldades da época em realizar grandes construções e utilizando-se dos escravos.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


2 comments

  1. O patrimônio público denominado igreja de Nossa Senhora do Rosário se encontra muito deteriorado. De quem é a culpa? Uma vez tombado pelo município, não deveria ser o município a zelar pelo bem público. Assim, mantém-se um mistério sobre verba que deveria ser liberada e aplicada. No entanto, a igreja possui risco iminente de queda. Falta-nos consciência histórica. Vamos conscientizar a população sobre isso. A história é o chão da consciência humana. Não podemos viver sem um chão a pisar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *