A pedreira foi tombada pela Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG
Nome atribuído: Pedreira
Localização: Ibituruna-MG

Descrição: A “lenda” do Sabarabuçu não estava presente apenas nos contos indígenas e nascrônicas deslumbradas que noticiavam a Serra Verde. Também grandes homens voltavam desuas jornadas com relatos de “certa pedreira verde, muito fuzilante” (SETÚBAL, 1956 p 02).
“(…) a cata que mandey abrir deu numa pedreira verde, (…) e ha grandeexpectassão que tem nella esmeraldas; pois daquella serra sahem pedras decor verde, da mesma casta da pedreira verde (…) o ryo que say daquellapedreira tem a agua verde; as hervas que dentro delle se criam são verdes;athé o peixe ally he verde”. (sic) (LEAL apud SETÚBAL, 1956 p 02).
Fonte: Nízea Andrade Coelho.

Histórico do município: É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Nízea Andrade Coelho


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *