Itambé do Mato Dentro – Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Serra dos Veados


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

O Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Serra dos Veados foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro-MG
Nome atribuído: Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Serra dos Veados
Localização: Distrito de Santana do Rio Preto (Cabeça de Boi) – Itambé do Mato Dentro-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 005/2004

Descrição: As Pinturas Rupestres é um atrativo localizado em Cabeça de Boi, aproximadamente a 3km da praça central do vilarejo. As pinturas estão abrigadas no sítio arqueológico Serra do Veado, cuja Serra onde se encontram os grafismo rupestres possuem o mesmo nome (Serra dos Veados). A região possui afloramentos rochosos de grande beleza que se misturam com uma fauna diversificada de canela-de-emas, orquídeas e campos rupestres.
Para visitar ao atrativo recomenda-se calçado adequado por conta das pedras e relevo arenoso, pode escorregar. No caso de crianças visitarem o atrativo ter maior cuidado e ir sempre acompanhadas de responsáveis.
Nas pinturas rupestres é possível ter contato com fauna local, como aranhas, abelhas, marimbondos nas lapas, recomenda-se ir com guia local.
O atrativo está na APA Morro da Pedreira e APA ITACURU.
As pinturas mais presentes no atrativo são de veado, peixe, tatu e boi, com diversos tamanhos desde a 10cm a 2m. Estão grafadas diferentes partes das lapas, umas próximas ao chão outras no topo das paredes.
É possível ver também na chegada do atrativo, a visão panorâmica do vilarejo e dois monumentos naturais importantes na região, Serra do Lobo e Pico do Itacolomi, além do rio preto e rio peixe.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

História do muncípio: Itambé do Mato Dentro é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população em 2007 era de 2 434 habitantes.
“Sabe-se por tradição que este povoado foi fundado pelo bandeirante Romão Gramacho, de fins de 1600 a princípios de 1700. Nele permaneceu alguns anos, ocupados na extração de ouro, tendo erigido na rua das Cavalhadas uma capela dedicada a N. Srª de Oliveira, porém, coberta de palha, já tendo desaparecido seu último vestígio”.
Reza lenda Itambeense que todas as noites de sexta-feiras de lua cheia o Bandeirante Romão Gramacho corre as ruas da cidade em seu cavalo, fazendo mal a todos que na rua ele encontra.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *