Itanhaém – Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição
O conjunto da Igreja e do Convento de Nossa Senhora da Conceição foi construído no séc. XVI. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja Franciscanos de Nossa Senhora da Conceição / Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Itanhaém-SP
Número do Processo: 0215-T-39
Livro Belas Artes: Nº inscr. 298, vol. 1, f. 051, 07/03/1941
Livro Histórico: Nº inscr. 159, vol. 1, f.026, 07/03/1941
Observação: “O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Proc. Administ. nº 13/85/SPHAN”.
Descrição: Convento de Nossa Senhora da Conceição.
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Itanhaém-SP
Número do Processo: 00350/73
Resolução de Tombamento: ex-officio em 26/12/1974 (Sem publicação no D.O.E.)
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 102, p. 14, 06/05/1975
Descrição: Presume-se que a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição já tivessem sido construídos no século XVI, devido à presença de algumas paredes muito antigas, anteriores à atual construção. Apenas no século XVIII o conjunto adquiriu a forma que até hoje perdura. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713. Entre 1733 e 1734, foi ampliado por frei Rodrigo dos Anjos e, em 1833, sofreu um incêndio, sendo reconstruído apenas em 1865. Localizam-se no alto de um outeiro, erguidos em pedra e cal, conforme o costume no litoral paulista. O convento, construído em dois pavimentos, possui vitrais de Benedito Calixto e três altares em talha. O frontispício da igreja apresenta-se revestido de azulejos com arabescos pintados. À frente do edifício, do lado direito, encontra-se abandonado o corpo do antigo convento, sem cobertura. O conjunto passou por importantes restaurações ainda neste século, a primeira em 1921 e a segunda em 1941.
Fonte: Arquivo Condephaat.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Ele está totalmente abandonada e sujeito a perder todas as suas características originais.
Larissa, o Convento não está abandonado, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém faz a gestão do patrimônio do Convento desde julho de 2016. Infelizmente o Covento está fechado aos visitantes, mas muito se tem feito para que os projetos necessários para a reabertura e restauro do edifício estão em análise pelo órgãos de preservação. Tudo feito com muito esforço, responsabilidade e diligência pela gestão da Irmandade, não só par o edifício mas também para o acervo. Inclusive, nesse momento existe uma equipe trabalhando em um projeto para a preservação do acervo de paramentos litúrgicos que recebeu R$ 75 mil através do ProAC Edital 18/2018
Não estão fazendo nada
Abandonado
Ate mesmo como cervantes mecionou ,conhecidencia nome do prefeito atual .Não estão fazendo nada .
O convento reabre no aniversário de 491 anos da cidade, dia 22 de abril de 2023.
Sim, Larissa tem razão, passados 4 anos. Estive lá ontem, aniversário da cidade, tentando visitar o convento e Igreja. Eram 17 hs. A Igreja e o entorno têm o aspecto de abandono. Lamentável.
Está ABANDONADO!!!! Uma vergonha. Cheio de moradores de rua dentro.
eu visitei essa igreja em 5 DE ABRIL DE 1995 e assinei claudia camargo e meu esposo na epoca luiz otavio camargo hj sou viuiva NOSSA COMO EU GOSTARIA DE REVER mas hj moro fora mas tenho issso em meu coracao
parece que se tornar patrimônio tombado faz o imóvel ficar abandonado.. vem político, vai político, “vamos reformar”, “recebemos verba para reforma”, o convento após “reforma” vai reabrir, só reformaram e bem mal a subida e o convento permanece fechado para visitação.. mais e a verba da reforma?????