Jaboatão dos Guararapes – Igreja de Nossa Senhora da Piedade


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade ou Igreja do Hospício do Carmo, em Jaboatão dos Guararapes-PE, em estilo maneirista, situa-se à beira mar de Piedade.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Piedade ou Igreja do Hospício do Carmo
Localização: Jaboatão dos Guararapes-PE
Número do Processo: 463-T-1952
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 08/1952

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Igreja N. Sra. da Piedade do Hospício e N. Sra. do Carmo – Jaboatão
Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora da Piedade em estilo maneirista, situa-se à beira mar de Piedade tendo em seu entorno construções de edifícios altos, bares e restaurantes. Sofreu várias reformas e melhoramentos ao longo da sua história. É uma construção em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII. Encontra-se em regular estado de conservação, sendo tombada por lei municipal e em nível Federal.
Toda a área da praia de Boa Viagem para o sul era um rico trecho de terra que pertencia aos senhores de engenho dos primeiros séculos da cana-de-açúcar, e que aos poucos era ocupado por uma população variada de proprietários pesqueiros, plantadores de roçados de mandioca e pequenos criadores de gado. Na metade do século XVII essa região tinha já certa importância econômica. Foi a desaparecida Igreja de Nossa Senhora da Candelária que deu origem a este extenso trecho da costa bairro.
O fundador da Igreja da Piedade possuía, além das pesqueira, tinha uma venda que todos recordam sob a designação de Venda Grande, que era propriedade de Francisco Gomes Salgueiro, natural de Muribeca. Não se sabe exatamente a data de construção da Igreja mas de acordo com a lápide da sepultura do seu fundador” Francisco Gomes é de 1683. Sem herdeiros necessários, o fundador resolveu doar a capela e os sítios da praia, ao Convento de Nossa Senhora do Carmo da Reforma do Recife.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa


3 comments

  1. Regina Machado |

    Que lugar bonito! E o espaço em volta da igreja parece muito bem preservado, parabéns. No entorno, aparentemente, falta arvore e sobra prédio, que pena! Mas isso parece ser ainda uma mania de novo-rico no mundo inteiro. Raros sao os paises que acordaram para a importância de uma vegetaçao nativa, de um meio-ambiente rico de diversidade paisagistica.

  2. ALBANETE |

    vi no maps que ela abre todos os dias das 6;30 as 8;00. Gostaria de saber se acontece a missa neste horário? Obrigada aguardo resposta

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *